Dias de muita “ação” marcam a feira educacional regional

Nesta terça-feira (29) transcorre o segundo dos quatro dias da programação, voltado às inovações, ciências e tecnologias e com reforço da cultura e do lazer, tendo como personagens e público-alvo os pequenos e jovens estudantes de todo o Vale do Taquari. O último dia da etapa municipal da mostra de trabalhos também é a véspera da etapa regional

O segundo dos quatro dias da “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” segue como foi o primeiro, e como deverão ser os dois últimos: com muita “ação”… movimentação, interação, integração e diversão, mas também com inúmeras descobertas e aprendizados. Como palco disso tudo o Porto de Estrela, que até a noite da próxima quinta (31), sempre das 8h às 11h30min e das 13h30min às 21h, sediará as mostras de trabalhos e as centenas de atrações com a perspectiva de atrair até 15 mil pessoas.

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação, com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a Estrelas do Conhecimento projeta uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer. Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto, são três as bases da atual edição. A principal, a mostra de trabalhos, com 120 projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal (dias 28 e 29) – em sua segunda edição – e a estreia da Regional (dias 30 e 31), dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Também o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à Educação Infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.

Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estão mais uma vez presentes, reforçados ainda de atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Há praça de alimentação no local.

Primeiro dia

A solenidade oficial de abertura ocorreu na segunda-feira (28), já ao fim do primeiro dia da feira. Além do prefeito Elmar Schneider e do vice João Carlos Schäfer, marcaram presença secretários municipais, vereadores, lideranças educacionais como a reitora da Univates, Evania Schneider; e prefeitos da região, como ainda o Deputado Estadual “Delegado Zucco” e o ex-ministro Ronaldo Nogueira. “Estrela está em seus investimentos e números acima do que exigem as leis em quase todas as suas obrigações, ou em todas. Não seria diferente na nossa educação, de números incríveis. E um pouco, mas de maneira extraordinária, está aqui representada e a disposição de todos, sendo que contamos com apoio de muitos. Acreditem em Estrela assim como é feito na nossa educação, uma referência para que o sonho de vocês se tornem realidade”, reiterou. A secretária de Educação, Elisângela Mendes, ressaltou as muitas mãos que estão tornando a feira mais uma vez realidade. “Com as mãos, o esforço, trabalho e o apoio de muitos, mas para todos”, resumiu.

Segundo dia

O dia da feira no Porto de Estrela é marcado pelo segundo de exposições da Etapa Municipal, que reúne os 60 melhores trabalhos selecionados entre os 360 previamente apresentados nas escolas de Estrela, assim como de visitas agendadas das escolas da região. Ao início da noite sairão os projetos selecionados da etapa local que integrarão os 60 trabalhos expostos na etapa Regional, marcada para estes dias 30 e 31.

Diversas palestras e apresentações culturais marcaram o dia no Palco Cultural e assim seguiria até as 21h, momento de fechamento da feira em todos os seus dias. As menores crianças seguem como protagonistas no espaço Estrelinhas do Conhecimento. Ainda ao fim do dia está programada a inauguração do mural do Porto de Estrela, pintado por alunos da rede municipal.

Sempre crianças

Em meio a tantas atrações, há momentos em que as atenções se concentram e provam que o instinto infantil é resistente mesmo em meio a tanta tecnologia. Entre estes momentos quando aparecem homens em pernas de pau ou realizando malabarismos, mascotes de apoiadores e outros surgem de surpresa. É delírio certo dos pequenos. Um deles, o famoso e popular dinossauro do Sebrae, que está mais uma vez presente. Nos seus passeios, uma multidão vai junto atrás. Todos querem foto, desejam tocá-lo. Outro desejo comum é ver a feira na altura dos olhos dos homens em pernas de pau. Laura Cardoso Guevedi (07 anos) foi uma das privilegiadas. Ao descer dos braços dos personagens, ainda encantada, comentou. “Eles são enormes”. A colega de turma, Débora dos Santos (06), não demora muito para tirar um pouco do encanto da amiga. “Sim, eles estão de pernas de pau. Olha lá”, diz, ao apontar para o segredos dos gigantes. Laura desanima um pouco, mas não demora mais que alguns segundos para junto da amiga ir até outra atração aos sorrisos. E são muitas.

Mais detalhes

A entrada a todos os atrativos e palco da feira é franca, apesar do caráter solidário que aceita a doação de alimentos e produtos básicos de higiene na entrada. É solicitado um pequeno credenciamento no local do público em geral, e das escolas de forma antecipada (no site oficial e link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBkbPUBTMfo7KtQP_3pGy3F7vmshbaCai8F47L1JlDxJ0E0A/viewform ) Estacionamento também gratuito.

Além do patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE, também são apoiadores e patrocinadores o Governo do Estado do RS, Unesco, Conpasul, Tecnosom, RS Data software; Folhito; Rota Indústria Gráfica; Launer Química; Florestal Alimentos; Paper Armazém Estrela; Rede Encomendas; Renovale; Univates; Expertise; Lojas Benoit; Petry Autopeças e bateria; Estrela’s Uniforme; IS representações Estúdio RH, Eidt Construtora, Edil Construtora; Filtrobom, Nexsul, Cascalheira e Medical San, além de todo o apoio logístico de transportes com Hauschild – HT Viagens; Airton Wessel; Scherner Transportes; CT Tour; Transportes Wommer e Julio Fell.

Mais informações e a programação geral podem ser obtidas no site https://estrelasdoconhecimento.com.br/, assim como um resumo dos trabalhos que serão apresentados. A programação específica do Palco Cultural está anexa.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Feira de Trabalhos

No que tange à mostra dos projetos de pesquisa, a grande base da feira, são dois os momentos: nos dias 28 e 29, a Etapa Municipal; e nos dias 30 e 31, com a Etapa Regional. A Municipal será restrita aos 60 trabalhos selecionados na etapa realizada entre as escolas de Estrela, quando 380 projetos de pesquisa foram apresentados a uma comissão avaliadora. Já a Regional, a grande novidade do ano, contará com outros 60 projetos de estudos selecionados entre diversos municípios do Vale do Taquari, e os melhores classificados na Feira Municipal.

Espaço Estrelinhas do Conhecimento

A estrutura deste ano tem uma ala voltada toda para a chamada Educação Infantil. No espaço, as crianças apresentam os trabalhos desenvolvidos em suas escolas. Também através de apoiadores como o Sebrae, serão oferecidas diversas atividades, brincadeiras e interações que venham a desenvolver o interesse das crianças pela pesquisa e os estudos de forma geral.

Palco Cultural

O Palco Cultural, outra novidade da atual edição, conta com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações, tendo como foco justamente a expressão e valorização artística, com também valor educacional. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira, estão programadas apresentações teatrais, musicais, de dança, pinturas e outras diversas durante os quatro dias, a maioria com a participação de estudantes da região. A programação desta ala está anexa.

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: F5/Smed/Governo de Estrela e Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Scroll to Top