Professores do Estrelas do Conhecimento são pré-selecionados para prêmio Educador Transformador
O legado da primeira edição do projeto Estrelas do Conhecimento pode ser medido por meio da indicação quatro professores ao prêmio Educador Transformador realizado pelo Sebrae. Eles participaram da mostra, realizada em agosto do ano passado, e agora estão entre os principais educadores do país.
O Prêmio Educador Transformador é concedido a educadores que demonstram comprometimento, inovação e impacto em suas ações educacionais, transformando a vida de seus alunos e comunidade. As professoras pré-selecionadas são Isadora Laís Bona, Jamile Barcelos Mallmann, Jeanquele Nicolini Speth e Joselaine dos Reis que apresentaram projetos diferenciados na feira.
Isadora Laís Bona, professora da EMEF Odilo Afonso Thomé, liderou o projeto “Os Impactos Da Covid-19 Em Crianças E Adolescentes Do Município De Estrela”. Jamile Barcelos Mallmann, professora da EMEF Pedro Jorge Schmidt, e sua turma investigaram os desafios enfrentados pelos idosos em relação à saúde mental, no projeto “Depressão Em Idosos”. Jeanquele Nicolini Speth, professora da EMEF Leo Joas, valorizou a diversidade cultural e promoveu a inclusão social em seu projeto “A Origem Da Língua Brasileira Dos Sinais”. Já Joselaine dos Reis liderou o projeto “E Se Pudéssemos Ter Uma Escola E Uma Cidade Sustentável?”
A partir da pré-seleção, todos os educadores receberão selo de reconhecimento, e nas etapas seguintes, de finalistas e vencedores, além de premiações, receberão reconhecimento nacional. O resultado sobre a seleção para a próxima etapa será divulgado em 17 de abril. Para participar no próximo ano do prêmio Educador Transformador, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br e ficar de olho no período das inscrições.
Para as professoras, a importância da feira pode ser medida pelo envolvimento da comunidade com a educação.
Joselaine destaca que “ser um professor transformador e proporcionar oportunidades aos alunos, justifica todos os esforços”. Segundo Isadora, “o primeiro passo para melhorar a educação brasileira é inserir os alunos no meio científico, a fim de formar indivíduos mais esclarecidos e, consequentemente, sociedades mais promissoras”. Jeanquele ressalta que “o evento teve muitos impactos positivos na educação, movimentando e envolvendo toda a comunidade escolar”. Já Jamile afirma que ” o evento conseguiu inserir na rotina de estudos dos alunos os termos e normas técnicas, a pesquisa e o desenvolvimento, o planejamento e a apresentação final”.
A segunda edição do Estrelas do Conhecimento, ocorrerá este ano nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto no Porto de Estrela. O evento é promovido pelo Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o patrocínio do Sicredi.
Texto: Yasmin Lagemann/ F5 Digital