Estrelas do Conhecimento abre as portas para um mundo de descobertas e aprendizados

Primeira edição da feira da “inovação, ciência e tecnologia” ocorre no Porto de Estrela, nestes dias 25, 26 e 27. Com entrada franca, reserva em área de 3.2 mil m² inúmeras atrações, surpresas, mostra de trabalhos e já conta mais 7.2 mil inscritos por antecedência   

O Porto de Estrela abrirá seus portões mais uma vez. Agora para um mundo de descobertas, novidades e aprendizados em meio a muitas opções de diversão. Esta é a proposta do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), para quem frequentar o porto de quinta-feira (25) a sábado (27). É quando será desenvolvida a primeira edição da “Estrelas do Conhecimento – Feira da inovação, ciência e tecnologia”, que irá oferecer aos visitantes uma série de experiências através de uma vasta programação de trabalhos, palestras, shows e atrações interativas. A expectativa é que mais de dez mil pessoas circulem pelos mais de 3.2 mil m². A abertura oficial ocorre nesta quinta, às 18h, mas desde às 8h o espaço estará com as portas abertas e a programação sendo desenvolvida em áreas cobertas e com segurança.

A feira se envolverá, na sua essência educacional, em torno da apresentação dos 60 trabalhos selecionados entre os mais de 360 inscritos e apresentados por aproximadamente 2.2 mil alunos (divididos em grupos e classes: Anos Iniciais em turmas e Finais em trios, duplas e individuais) das nove escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, durante a etapa escolar do evento, realizada no início de julho. Na ocasião, os trabalhos foram apresentados para as comunidades escolares e avaliados por uma banca técnica julgadora. Agora, os selecionados estarão expostos no pavilhão de visitação da feira, ao lado de diversas atrações, onde haverá a interação com público em geral. Uma nova avaliação será realizada e os finalistas participarão da “Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates)”; e da “Mostratec – feira de ciência e tecnologia”, realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo. Ambas estão agendadas para outubro. A premiação no sábado  (14h) será realizada pelas famílias dos próprios estudantes.

Outras atrações

Além dos trabalhos, diversos estandes e outras atrações proporcionarão a interação com os visitantes. Os populares “Museu da PUC” e “Planetário da Univates” são duas das atividades que costumam sempre atiçar a curiosidade das pessoas, principalmente os mais jovens. Ainda, o laboratório de robótica do Senai, a experiência da ‘Ciência dos Foguetes’ – que será proporcionada pela IfSul; os Dinos do Sebrae; o Memorial de Estrela – com a amostra “Objetos e o Tempo” e outras atividades também esperam oferecer alternativas ao público. Água quente e erva-mate serão oferecidas para o chimarrão. Basta levar a cuia e bomba.

Estandes de parceiros como o Sicredi; a Escola de Educação Profissional de Estrela; o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã; Sesi e a Secretaria Municipal da Fazenda irão realizar a apresentação de cursos e atividades pedagógicas, além de serviços e produtos. Apresentações culturais, como com o grupo Sexteto Tempero Brasil, Quarteto Fascínio e Rodrigo Soltton (Piano de Cristal) serão realizadas. Haverá espaço e alternativas para alimentação.

Palestras e agenda técnica

Uma série de palestras – gratuitas e abertas ao público em geral – estão programadas. Entre elas com Simone Stülp, secretária adjunta da pasta estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia. Temas como “Games” (Edh Müller); “Mercado de Trabalho” (Ana Carolina Melos / Fabricio Pretto); “Motivação, tecnologia e educação” (Daniel Fonseca Lavouras / Moisés Spellmeier); Segurança da informação (Juliano Stobbe) entre outras temáticas serão abordadas. Uma série de encontro técnicos, como os da “Educação Financeira”, proporcionados pelo Sicredi; e a Reunião com Prefeitos e Secretários de Educação do Vale do Taquari estão na agenda. Anúncios e novidades são aguardados.  

 O futuro é agora

          O prefeito de Estrela Elmar Schneider se diz, desde já, muito feliz com o resultado antecipado da feira, alcançado inicialmente pelo envolvimento dos alunos em seus projetos. “O investimento em ciência, tecnologia e pesquisa faz parte da rotina e do projeto pedagógico para o desenvolvimento dos alunos do município de Estrela. Basta vermos salas de aula interativas, com telas interativas e chromebooks, e até laboratório de ciências que seria modelo para grandes investimentos, instalado por exemplo em uma escola do interior”, explica. “A Estrelas do Conhecimento é mais uma ação pró-desenvolvimento da educação no nosso município, cada vez mais uma referência estadual no segmento educacional, que para nós é prioridade. O futuro é agora e investir na formação das crianças é consolidar a nossa Estrela do amanhã”, frisa.

 Acesso grátis

          A entrada na feira é gratuita, assim como o estacionamento na área do porto. “Será um espaço seguro, tanto para quem vai de automóvel, que poderá deixar o veículo estacionado na área interna, quanto para os alunos, que serão levados de ônibus até o espaço”, reforça a secretária da Educação, Elisângela Mendes. “Traga sua bomba e cuia de chimarrão, venha conferir as atrações, prestigiar nossos alunos e aproveitar este belo espaço de nossa cidade.”

Horários

A visitação na feira Estrelas do Conhecimento ocorre nos seguintes horários: quinta (25) e sexta-feira (26), das 8h às 21h, sem fechar ao meio-dia. No sábado, dia 27, o horário de funcionamento será das 9h às 16h, quando brinquedos para crianças estarão disponíveis. Há o pedido por um credenciamento, não obrigatório, mas que ajuda na organização. O mesmo deve ser realizado no site https://estrelasdoconhecimento.com.br/ onde também se encontra a programação completa e mais informações. Até o meio da tarde desta quarta-feira (24) eram 7.2 mil credenciados de todo o Estado.

A “Estrelas do Conhecimento” é uma realização do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o patrocínio do Sicredi, BRDE (Conheça linhas de financiamento em brde.com.br), Nexsul, Folhito, Abase, FTD, Paper e Launer Química.

Programação

Quinta-feira (25/08)

Palco:

9h – Educação Financeira com Sicredi

10h – Palestra Games Edh Muller

14h – Palestra Educação e Tecnologias (Simone Stülp – secretária adjunta da pasta da Inovação, Ciência e Tecnologia do RS)

16h – O futuro do Trabalho com Ana Carolina Melos

17h30 – apresentação musical

18h – abertura Oficial

19h30 – apresentação Piano de Cristal

Auditório da E-LOG

14h30 – Reunião com prefeitos e secretários de educação do Vale do Taquari

16h – Reunião com Secretários de Educação do Vale do Taquari

19h – Motivação, tecnologias e educação Daniel Fonseca Lavouras

Sexta-feira (26/08)

Palco:

9h30 – Educação Financeira com Sicredi

10h – Juliano Stobbe Segurança da Informação

15h – Mercado de Trabalho – Perspectivas na área de tecnologia Fabricio Pretto

16h – Educação Financeira Horário Sicredi

19h30 – A tecnologia, nosso tempo ansioso e nossas relações Moisés Spellmeier

20h – Apresentação musical Sexteto Tempero Brasil

Sábado (27/08)

Área externa

A partir das 9h – brinquedos infláveis

Palco:

14h – Premiação dos Trabalhos

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Scroll to Top