“Estrelas do Conhecimento” divulga resultados da Etapa Escolar

Ocorreram até o último sábado (09), nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Estrela, as apresentações e as avaliações dos trabalhos da primeira etapa da “Estrelas do Conhecimento – Feira da inovação, ciência e tecnologia”. Agora, nesta sexta-feira (15), serão conhecidos os 60 trabalhos entre os 360 inscritos na chamada etapa Escolar que estarão classificados para comporem a programação da etapa aberta ao público, programada para ocorrer de 25 a 27 de agosto, no Porto de Estrela. Para a divulgação dos resultados, serão realizadas duas lives – uma por turno – para que alunos e pais, que também se envolveram em torno os trabalhos, possam acompanhar.

Uma promoção do Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Estrelas do Conhecimento foi lançada oficialmente em abril. Desde então os cerca de 2.3 mil alunos das nove Emefs do município de dedicaram à produção dos trabalhos, em iniciativas que também envolveram pais e demais familiares. Foram 360 os trabalhos inscritos, em uma diversidade de temas, objetivos e de grande qualidade como ressaltaram os professores da banca avaliadora, eu ficou a cargo da Univates – https://estrela.atende.net/cidadao/noticia/etapa-escolar-do-estrelas-do-conhecimento-surpreende-avaliadores/. As apresentações aos avaliadores em um primeiro momento, e aos pais, ocorreram ao longo da última semana. Agora, os 60 melhores avaliados serão divulgados em duas lives, uma por turno: às 9h e às 14h30min.

Para as lives, as escolas reunirão os alunos em espaços próprios para que todos possam acompanhar a divulgação em tempo real. Os endereços eletrônicos também serão repassados aos pais para que estes também possam prestigiar o momento. Para a secretária da Smed, Elisângela Mendes, uma forma de seguir envolvendo a todos. “A tarefa da elaboração de trabalhos com propósitos, conteúdo, foi de fato abraçada pelos alunos, em um engajamento que também envolveu pais e demais familiares. E isso a gente pôde perceber quando os pais vieram conferir as apresentações de seus filhos e dos outros trabalhos. É uma forma de fazê-los retornar à escola, o que é muito importante também”, comenta. 

Envolvimento x engajamento

Edson Scholz e a esposa têm dois filhos estudando na Arnaldo J. Diel. Ambos realizaram projetos que deixaram os pais impressionados e orgulhosos. Um deles a maquete de uma Estrela sustentável, inclusive com um gerador de energia solar sobre um telhado de um dos prédios da maquete que de fato funcionava. “Foi um trabalho que necessitou de visitas deles a diversos espaços, como a usina de lixo, a prefeitura, e isto de certa forma nos envolve e engaja junto. São temas que necessitaram muitas pesquisas, estudos, e que quando percebemos eu e minha esposa estavam colaborando diretamente, e depois ver tudo pronto, funcionando, muito nos orgulha”, comenta o pai. “Outro um repelente caseiro à base de ervas, que teve como tema inicial o combate à Dengue, assunto que é muito comentado no colégio e em nossa comunidade. Legal é ver que de fato tem efeito e vamos passar a usar mais vezes.”

Cristina Maria Scheren também foi conferir os trabalhos dos três filhos que estudam na Emef Odilo Afonso Thomé. Se disse impressionada com tudo o que viu e entendeu um pouco a ansiedade de Kauã (13), Camila (12) e Manuela (7). “Não falo só dos trabalhos de meus filhos, mas é muita coisa interessante, criativa”, disse, ao citar a apresentação onde foi exemplificada a mumificação de uma fruta. “Na minha casa, ao longo destas semanas, tive três filhos muito engajados, atentos, que trocaram celulares e computadores por outros experimentos, e que quando os utilizaram foi, por muitas vezes, para fazer pesquisas sobre seus temas”, frisa.

A Estrelas do Conhecimento é uma realização do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o patrocínio do BRDE (Conheça linhas de financiamento em brde.com.br), Sicredi, Folhito, Abase, Nexsul, FTD, Paper e Launer Química.

Scroll to Top