Nos preparativos finais para a Feira Estrelas do Conhecimento 2023

A dez dias do início do evento, aumentam os preparativos. Feira educacional que irá ocorrer de 28 a 31 de agosto, no Porto de Estrela, terá pela primeira vez uma etapa regional, uma ala voltada à educação infantil e também foco na expressão artística

Sucesso logo em sua temporada de estreia, quando em 2022 levou cerca de 12 mil pessoas ao Porto de Estrela e foi notícia em todo o Estado e virou case de sucesso, a Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento promete, em sua segunda edição, quatro dias de ainda mais engajamento e promoção educacional, tecnológica e cultural aos participantes e visitantes. A dez dias do início, mas já cercada de expectativas, a organização projeta uma série de novidades e atrações extras para atender aos anseios do público em geral. Algumas destas novidades serão, inclusive, os pilares da atual edição programada para ocorrer de 28 a 31 de agosto, com apoio do Governo do Estado e até da Unesco.  

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação, com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul, BRDE e apoio de diversas frentes, o evento projeta uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer ao longo dos quatro dias, em um aprimoramento do que já deu certo na edição passada, mas com a busca de inovações. Na visão da organização, são três os grandes alicerces da atual edição: a Feira Regional, dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região; o Espaço Estrelinhas do Conhecimento, voltado à educação infantil; e o Palco Cultural, com uma vasta e diversificada programação. Espaços de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estarão mais uma vez presentes. Haverá praça de alimentação.      

Feira Regional

          No que tange à mostra dos projetos de pesquisa, a grande base para a realização da feira, serão dois os momentos: nos dias 28 e 29, a Etapa Municipal; e nos dias 30 e 31, com a Etapa Regional. A Municipal será restrita aos 60 trabalhos selecionados na etapa realizada entre as escolas de Estrela, quando 380 projetos de pesquisa foram apresentados à uma comissão avaliadora. Já a Regional, a grande novidade do ano, contará com outros 60 projetos de estudos selecionados entre diversos municípios do Vale do Taquari. Para a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, trata-se este do grande marco da segunda edição. “Teremos uma feira ainda mais rica em novidades, conteúdo, participações e interações do que o que foi registrado na nossa estreia. Mas sem dúvida a maior delas, a grande novidade e avanço, é a Feira Regional. Ela é certeza de que estamos falando de um evento de todos e para todos, e um estímulo para darmos passos ainda mais fortes na busca de outras fronteiras”, frisa.

   Estrelinhas do Conhecimento

A estrutura deste ano terá uma ala voltada toda para a chamada Educação Infantil. No espaço Estrelinhas, as crianças apresentarão os trabalhos desenvolvidos em suas escolas. Também através de apoiadores como o Sebrae, serão oferecidas diversas atividades, brincadeiras e interações que venham a desenvolver o interesse das crianças pela pesquisa e os estudos de forma geral. “Devemos promover, instigar a curiosidade e o interesse de nossos pequenos, pois serão eles os condutores de nossa sociedade em poucos anos. Queremos com esta nova ala, de uma maneira mais lúdica e apropriada para as crianças menores, incentivá-las a serem, no “amanhã”, os participantes desta feira, os nossos pesquisadores das universidades, os nossos profissionais de referência em todos setores”, justifica Elis.        

Palco Cultural    

Para o palco Cultural, outra novidade da atual edição, estão previstas apresentações diversas ao longo dos quatro dias, tendo como foco justamente a expressão e valorização artística, além de eventos com caráter educacional. “Queremos demonstrar como a educação também se faz através da arte, da música, das diversas formas de expressão artística, e de como o município de Estrela e do Vale do Taquari são incentivadores desta vertente”, explica a secretária. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira, estão programadas apresentações teatrais, de dança, pinturas e outras durante os quatro dias, a maioria com a participação de estudantes.  

Mais detalhes

A entrada a todos os atrativos e palco da feira, outra vez marcada para o Porto de Estrela, será franca, apesar do caráter solidário que aceitará a doação de alimentos e produtos básicos de higiene na entrada. Será solicitado um pequeno credenciamento no local do público em geral, e das escolas de forma antecipada (no site oficial e link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBkbPUBTMfo7KtQP_3pGy3F7vmshbaCai8F47L1JlDxJ0E0A/viewform) Estacionamento também gratuito.

          Além do patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE, também são apoiadores e patrocinadores o Governo do Estado do RS, Unesco, Conpasul, Tecnosom, RS Data software; Folhito; Rota Indústria Gráfica; Launer Química; Florestal Alimentos; Paper Armazém Estrela; Rede Encomendas; Renovale; Univates; Expertise; Lojas Benoit; Petry Autopeças e bateria; Estrela’s Uniforme; IS representações Estúdio RH, Eidt Construtora, Edil Construtora; Filtrobom, Nexsul, Cascalheira e Medical San, além de todo o apoio logístico de transportes com Hauschild; Airton Wessel; Scherner Transportes; CT Tour e Julio Fell.   

Mais informações e a programação geral podem ser obtidas no site https://estrelasdoconhecimento.com.br/, assim como um resumo dos trabalhos que serão apresentados. A programação específica do Palco Cultural está anexa.  

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

Foto: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Scroll to Top