Organização comemora saldo positivo da “Feira Estrelas do Conhecimento

Evento que após quatro dias de intensa programação no Porto de Estrela teve seus últimos capítulos na noite desta quinta-feira, inclusive com a premiação da Etapa Regional da Mostra de Trabalho, contabiliza mais quase 18 mil acessos

Crianças chorando e jovens pulando justamente como crianças. Pais e avós não menos alegres e emocionados. As últimas cenas da “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” transcorreram a partir do início da noite desta quinta-feira (31), com os atos finas no Palco Cultural do evento e já tendo os alunos participantes da Feira Regional de Trabalhos, seus familiares, amigos e autoridades na plateia visando a premiação geral. Antes mesmo da realização de uma reunião de avaliação final, a organização celebra os resultados através dos positivos retornos obtidos junto a apoiadores, patrocinadores, educadores e visitantes em geral, sendo que evento contabilizou mais de 17.973 acessos no Porto de Estrela, considerando que muitas crianças e outros visitantes retornaram mais de uma vez.

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a Estrelas do Conhecimento proporcionou uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer. Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto, foram três as bases da atual edição. A principal, a mostra de trabalhos, com mais de cem projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal (realizada dias 28 e 29) – em sua segunda edição – e a estreia da Regional (dias 30 e 31), dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Também o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à Educação Infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.

Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estiveram mais uma vez presentes, reforçados ainda por atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas.

Surpresas

Eram passadas das 17h quando os alunos participantes da Mostra de Trabalhos Regional, que transcorreu ao longo dos dois últimos dias dos quatro da feira, iniciaram o desmonte dos estandes onde os 60 projetos foram apresentados, e visitantes ainda realizavam o cadastro na portaria da feira para conhecer o local e suas atrações.

No Palco Cultural, a Orquestra do Colégio Martin Luther realizou apresentação, e pouco depois foi dado início ao ato de Assinatura do Protocolo de Intenções do Programa “Educar para Inovar” da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia. Além do prefeito de Estrela Elmar Schneider e do vice João Carlos Schäfer, participaram e assinaram o documento os prefeitos de Doutor Ricardo, Cruzeiro do Sul, Fazenda Vilanova, Sério, Travesseiro, Nova Bréscia, Santa Clara do Sul, Progresso, Marques de Souza, além do vice-prefeito de Tabaí.

O prefeito de Estrela, diante de plateia com diversas gerações de idade, destacou a mobilização que ocorre em torno da educação. “Devemos comemorar esta mobilização em torno da educação. Seja em Estrela, onde este evento aqui é um exemplo da importância que damos a ela, seja em nossos municípios vizinhos, como os aqui presentes para este novo marco. Não pode ser diferente. É a educação a base, a receita para um futuro melhor, não importa a cultura, não importa onde”, frisou Schneider.       

Premiação

Como último ato da feira, foi realizada a premiação da Etapa Regional da Mostra de Trabalhos, que reuniu os melhores estrelenses da Etapa Municipal, ocorrida nos dias 28 e 29, e os trabalhos dos municípios visitantes. A escolha se deu através de júri independente, formado por profissionais de diversos setores, em especial da educação, que considerou critérios como a criatividade, a originalidade e o impacto social de cada proposta. Em algumas categorias, como no caso da 5, houve empate entre os trabalhos, e apenas a teórica posição final em razão da premiação foi definida por sorteio através de pequenas crianças presentes ao evento. Também foram condecoradas as escolas participantes do espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, outra novidade da atual edição e que foi voltado para a Educação Infantil.

  Avaliação

Para a secretária de Educação de Arvorezinha, Sandra Zat Grando, que esteve presente com o Coral da cidade formado por alunos da rede municipal, o evento superou todas as perspectivas. “Viemos pela primeira vez e estamos muito felizes em termos participado. Estou surpresa e emocionada com este cenário. Quando somos pequenos queremos logo crescer e não percebemos que a melhor fase da vida passa, e quando grandes queremos voltar. E a Feira é a valorização desta fase bonita da vida, dando o valor fundamental a parte deste processo que transforma as pessoas, que é a educação”, resumiu.  Para a titular da Smed, Elisângela Mendes, o evento atingiu mais uma vez seus objetivos. “Ainda faremos avaliações, ouviremos mais detalhadamente participantes em todas as escalas, mas pelo retorno que já obtivemos podemos considerar sim a feira um sucesso”, diz. “Claro, sabemos que há o que melhorar, como já fizemos em relação à feira de 2022; que é preciso também, como o próprio nome da feira diz, sempre inovar, e é o que faremos desde já pensando na terceira edição, quem sabe ainda maior regionalmente falando.”   

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Feira de Trabalhos

No que tange à mostra dos projetos de pesquisa, a grande base da feira, foram dois os momentos: nos dias 28 e 29, a Etapa Municipal; e nos dias 30 e 31, com a Etapa Regional. A Municipal, restrita aos 60 trabalhos selecionados na etapa realizada entre as escolas de Estrela, quando 380 projetos de pesquisa foram apresentados a uma comissão avaliadora. Já a Regional, a grande novidade do ano, contou com outros 60 projetos de estudos selecionados entre diversos municípios do Vale do Taquari, e os melhores classificados na Feira Municipal.

Espaço “Estrelinhas do Conhecimento”

A estrutura deste ano teve uma ala voltada toda para a chamada Educação Infantil. No espaço, as crianças apresentaram os trabalhos desenvolvidos em suas escolas. Também através de apoiadores como o Sebrae, serão oferecidas diversas atividades, brincadeiras e interações que venham a desenvolver o interesse das crianças pela pesquisa e os estudos de forma geral.

Palco Cultural

O Palco Cultural, outra novidade da atual edição, contou com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações, tendo como foco justamente a expressão e valorização artística, com também valor educacional. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira, ocorreram apresentações teatrais, musicais, de dança, pinturas e outras diversas durante os quatro dias, a maioria com a participação de estudantes da região.

================================

Premiados

Categoria Especial:

Projeto “Alimentação: Qualidade de vida” da Escola de Educação Especial Cantinho do Sorriso – APAE, de Estrela.

Categoria 1: Anos Iniciais (1º ao 3º ano):

1º – Projeto “Borboletas”, da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela.

2º – Projeto “Metamorfose das borboletas”, da EMEF José Bonifácio, de Estrela.

3º – Projeto “Pequenos cientistas”, da EMEF Leo Joas, de Estrela.

Categoria 2: Anos Iniciais (4º e 5º ano):

1º – Projeto “Compreendendo a robótica nas aulas do 4º Ano: Observação e Criação”, da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela.

2º – Projeto “Compostagem: Uso consciente do resíduo orgânico, garantindo uma vida útil prolongada aos nossos aterros sanitários”, da EMEF Pinheiros, de Estrela.

3º – Projeto “O que nós podemos fazer com a falta de água em época de estiagem?”, da EMEF Adélia Corbellini, de Sério.

Categoria 3: Anos Finais (6º e 7º ano):

1º – Projeto “Ecolocalização humana: investigação bibliográfica e sua aplicabilidade”, da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela.

2º – Projeto “Descarte de resíduos”, da EMEF Mundo Encantado, de Encantado.

3º – Projeto “Preconceito linguístico”, da EMEF Leo Joas, de Estrela.

Categoria 4: Anos Finais (8º e 9º ano):

1º – Projeto “Ácaros predadores: um método sustentável que irá revolucionar a agricultura”, da Emef Arnaldo José Diel, de Estrela

2º – Projeto “A Introdução da leitura e os impactos no desenvolvimento escolar e pessoal das crianças”, da EMEF Leo Joas, de Estrela.

3º – Projeto “Perícia Criminal”, da EMEF Frei Henrique de Coimbra, de Santa Clara do Sul.

Categoria 5: 1º ao 3º ano – Ensino Médio:

1º – Projeto “Construção de rede de energia eólica para sustentabilidade de edifícios verdes”, da EEEM Vespasiano Corrêa, de Vespasiano Corrêa.

2º – Projeto “A relação entre coração e emoção: glândula Timo e Cortisol”, da EEEM Estrela, de Estrela.

3° – Projeto “Divulgação científica das teorias evolucionistas”, da EEEM Estrela, de Estrela.

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Legendas:

– Evento registrou mais quase 18 mil acessos no Porto de Estrela

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (5)

_____________________

– Último dia foi outro de intenso movimento de pessoas de todas as idades, em especial crianças e jovens

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (1) (2)

_____________________

– Muitas opções interativas foram motivos de horas de lazer e aprendizado no Porto

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (7) (8)

_____________________

– A quinta-feira marcou o quarto dia da Mostra de Trabalhos, o segundo da Etapa Regional

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (4)

_____________________

– Apresentações culturais, de grupos e escolas de todo o Vale do Taquari, seguiram encantando o público  

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (3)

_____________________

– Como último ato, feira premiou os melhores e destaques da Mostra de Trabalhos – Etapa Regional

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação F5 (6)

_____________________

– Evento também reuniu prefeitos e autoridades da educação para assinatura do Protocolo de Intenções do Programa “Educar para Inovar”

foto: Estrelas do Conhecimento – último dia – avaliação (09)

_____________________

Scroll to Top