- INTRODUÇÃO
Com o projeto Estrelas do Conhecimento, teve-se a oportunidade de conhecer os probióticos e prebióticos. Este projeto surgiu do interesse dos alunos, em querer conhecer um pouco mais sobre estes micro-organismos vivos, pois é importante ter este conhecimento, porque eles estão alojados em nosso organismo. Também, entende-se a importância de transmitir esse conhecimento à comunidade do Bairro das Indústrias.
- METODOLOGIA
O presente estudo utilizou a pesquisa documental em sites, artigos e documentos online com a abordagem quali-quantitativa através de pesquisa a campo com perguntas estruturadas fechadas.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados das informações coletadas compreendem dados referentes ao público alvo e se o mesmo possui algum tipo de conhecimento referente ao tema do projeto, pois um dos objetivos do grupo é compartilhar conhecimentos sobre a diferença entre prebióticos e probióticos, bem como suas funções no organismo e o grupo espera colaborar com a comunidade levando informações baseadas na ciência. Das 104 pessoas (adultas) entrevistadas, 51% são do sexo feminino e 49% do sexo masculino. Dentre as pessoas, 30% não sabem o que são prebióticos e 27% não sabem o que são probióticos. Esses dados fazem o grupo pensar sobre a importância do tema, a fim de esclarecer eventuais dúvidas das pessoas. 51% dos entrevistados gostaria de aprender mais sobre o assunto, respaldando a conclusão do grupo sobre a importância de compartilhar a pesquisa com a comunidade. Quanto aos probióticos, 56% dos entrevistados gostaria de aprender mais sobre o tema e esclarecer dúvidas. O grupo concluiu que as aprendizagens foram muito significativas e ficará feliz em contribuir com a comunidade escolar na Feira do Conhecimento.
- REFERÊNCIAS
Consulta a dados do IBGE no link:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/estrela (acessado em maio 2022)
Denipote FG, Trindade EBSM, Burini RC.Probióticos e prebióticos na atenção primária ao câncer de cólon. Arq Gastroenterol. v. 47 – no.1 – jan./mar. 2010
MORAIS, M.B. de; JACOB, C.M.A. Probióticos e prebióticos em pediatria. Jornal de Pediatria – Vol. 82, Nº5(Supl), 2006.