A METAMORFOSE DA BORBOLETA

Alunos:

Anderliza Kauani V. da Silva, Kauani Gabrieli da Rocha e Sidimara Gabrieli S. Soares

Orientador:

Karina Leonhardt

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

As borboletas são seres fantásticos e passam por diferentes fases de transformação desde a fase imatura até atingir a vida adulta. Os objetivos da pesquisa são: conhecer a transformação da lagarta para borboleta, representar cada fase da metamorfose de uma forma ilustrativa, descobrir os motivos pelos quais a lagarta passa pela transformação. De acordo com Santos (2022), a metamorfose das borboletas é um evento fantástico que nos mostra como um animal pode ser diferente nas fases da sua vida.

  • METODOLOGIA

A metodologia é explicativa, e para ilustrar a pesquisa, confeccionou-se um painel explicativo da metamorfose da borboleta utilizando diferentes materiais.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Através da pesquisa visualizamos que  a metamorfose é uma transformação morfológica que a borboleta passa para tornar-se adulta, pois esse tipo de transformação garante menor competição entre os jovens e os adultos de uma mesma espécie, uma vez que apresentam hábitos de vida bastante distintos. Salientamos que borboletas e lagartas são na realidade a mesma espécie, mas em diferentes fases de desenvolvimento (Figura 2).

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A experiência com este projeto foi muito gratificante, pois ajudou a desenvolver novas habilidades em relação à construção de uma maquete e permitiu entender mais sobre as borboletas, sendo que o painel explicativo pode ser usado como uma forma didática de explanar a metamorfose das borboletas.

  • REFERÊNCIAS 

Santos,V.S. Metamorfose das borboletas. Escolakids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metamorfose-das-borboletas.htm. Acesso em 10 de junho de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top