- INTRODUÇÃO
O projeto surgiu devido a curiosidade de investigar na prática o processo de mumificação, já que este tema gera interesse e curiosidade nas pessoas. O Egito Antigo é considerado o berço de uma das mais importantes civilizações da antiguidade e cheio de crenças, principalmente a vida após a morte, motivo pelo qual desenvolveu-se o processo de mumificação. Desta forma surge o questionamento: Será que hoje é possível realizar este experimento na prática, através de um processo simples?
- METODOLOGIA
O trabalho baseou-se em pesquisa teórica, bibliográfica e aplicação de uma experiência prática de mumificação de uma maçã (Figura 1 e 2) e um ovo. Simula-se desta forma o processo de mumificação realizado no antigo Egito. Através do resultado podemos explicar a religiosidade naquele período. Também confeccionou-se uma múmia num sarcófago, utilizando uma boneca plástica e bandagens hospitalares para simular a mumificação humana.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a realização da experiência de mumificação de um ovo e de uma maçã, através do natrão preparado, concluímos que a maçã e o ovo desidrataram, gerando assim a mumificação natural. Relembrando que os egípcios usavam o sal para desidratar o corpo dos mortos antes de envolvê-los em linho.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que é possível obter uma ideia de como acontecia o processo de mumificação no Egito Antigo, utilizando alguns recursos e materiais que temos em casa e que usamos no dia a dia. O trabalho nos trouxe muitas informações, curiosidades e conhecimentos que nos estimulam e desafiam a buscar outras experiências em diversos assuntos.
- REFERÊNCIAS
AUFDERHEIDE, A, THE SCIENTIFIC STUDY OF
MUMMIES.Cambridge: Cambridge University Press., 2003. 29 p>. Acesso em Maio 2022.
<https://www.historiadomundo.com.br/idade-ant iga/o-processo-de-mumificacao-no-egito-antigo-
.htm>. Acesso em Maio 20222.