- INTRODUÇÃO
- A turma tem um aluno surdo incluído e o estudante é acompanhado por uma professora de Libras.
- O contato entre o aluno surdo e a professora de Libras na sala de aula despertou nos colegas ouvintes o interesse em aprender a LIBRAS.
- METODOLOGIA
- Pesquisa sobre o surgimento da Libras utilizando os chromebooks;
- Confecção de cartaz com os resultados da pesquisa;
- Utilização da Libras na rotina diária da sala de aula;
- Conhecimento do alfabeto datilológico;
- Jogo: “Descubra quem sou” (Animais em Libras);
- Decifrar mensagem através do alfabeto datilológico;
- Conhecer programas e aplicativos que fazem a tradução simultânea entre libras e português (VLibras);
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
- É possível verificar que o aluno surdo incluído tem um maior entrosamento com seus colegas;
- A turma se aproximou mais da realidade diferenciada do estudante surdo e vem aprendendo e exercitando a Libras diariamente;
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
I. A partir do entendimento de como surgiu a Libras, os alunos acolheram o colega surdo e ele se entendeu como pertencente ao grupo.
II. O trabalho de forma geral, contribuiu e seguirá contribuindo para a socialização da Libras na turma e em todo espaço escolar, almejando desenvolver uma educação transversal com todos os estudantes.
- REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Luciene Ferreira; ALENCAR, Rosy Mikaely Gomes. A importância do ensino da Língua Brasileira De Sinais-(LIBRAS) para educação infantil e formação dos professores das séries iniciais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 5648-5671, 2021.
FRANZOL, Elenara Borges Silveira. Interações da criança surda em escola comum: Interações da criança surda em escola comum. 2016. 99 f. Tese (doutorado) –Curso de Educação -Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2016.
LACERDA, Cristina B.Feitosa de A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos CEDES [online]. 2000, v. 20, n. 50 [Acessado 22 Junho 2022] , pp. 70-83. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100006>. Epub 08 Maio 2001. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100006.
SILVA, Daniel Neves. Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-de-sinais-libras.htm. Acesso em: 09/05/2002.