A ORIGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Alunos:

Autores: Amanda Rafaela da Cruz, Ana Lívia Spanholo, Andriele Buche, Bernardo Yago Mueller Maciejsoky, Diane Maria Ferreira, Emanuel dos Santos Mendes, Guilherme Heemann, Isabela Elias Mello, Jhoseff Dnyan Zech de Morais, Joana Luiza Schmitt, Lara Saatkamp, Larissa Eduarda Maia, Miguel Campos Teixeira, Mikael Rosa Brandão, Miriam Caroline Bampi dos Santos, Nauany Nicolly Rodrigues Izaguirry, Nicolas Mentzen Gay, Sofia Coutinho Vognach, Samira de Souza Vile, Vitória Eduarda Wesner Monteiro.

Orientador:

Jeanquele Nicolini Speth

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO
  1. A turma tem um aluno surdo incluído e o estudante é acompanhado por uma professora de Libras. 
  2. O contato entre o aluno surdo e a professora de Libras na sala de aula despertou nos colegas ouvintes o interesse em aprender a LIBRAS.
  • METODOLOGIA
  1. Pesquisa sobre o surgimento da Libras utilizando os chromebooks;
  2. Confecção de cartaz com os resultados da pesquisa;
  3. Utilização da Libras na rotina diária da sala de aula;
  4. Conhecimento do alfabeto datilológico;
  5. Jogo: “Descubra quem sou” (Animais em Libras);  
  6. Decifrar mensagem através do alfabeto datilológico;
  7. Conhecer programas e aplicativos que fazem a tradução simultânea entre libras e português (VLibras);
  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 
  1. É possível verificar que o aluno surdo incluído tem um maior entrosamento com seus colegas;
  2. A turma se aproximou mais da realidade diferenciada do estudante surdo e vem aprendendo e exercitando a Libras diariamente;
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

I. A partir do entendimento de como surgiu a Libras, os alunos acolheram o colega surdo e ele se entendeu como pertencente ao grupo.

II. O trabalho de forma geral, contribuiu e seguirá contribuindo para a socialização da Libras na turma e em todo espaço escolar, almejando desenvolver uma educação transversal com todos os estudantes.

  • REFERÊNCIAS 

AZEVEDO, Luciene Ferreira; ALENCAR, Rosy Mikaely Gomes. A importância do ensino da Língua Brasileira De Sinais-(LIBRAS) para educação infantil e formação dos professores das séries iniciais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 5648-5671, 2021.

FRANZOL,  Elenara  Borges  Silveira.  Interações  da  criança  surda  em  escola  comum: Interações da criança surda em escola comum. 2016. 99 f. Tese (doutorado) –Curso de Educação -Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2016.

LACERDA, Cristina B.Feitosa de A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos CEDES [online]. 2000, v. 20, n. 50 [Acessado 22 Junho 2022] , pp. 70-83. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100006>. Epub 08 Maio 2001. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100006.

SILVA, Daniel Neves. Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-de-sinais-libras.htm. Acesso em: 09/05/2002.

Palavras chave:

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