- INTRODUÇÃO
Este trabalho surgiu do interesse dos estudantes em descobrir a origem e a história do Xadrez, verificar o ensino do xadrez em uma escola municipal de Estrela e conhecer as competências que o ensino do Xadrez desenvolve em seus praticantes.
- METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado por três alunos do sexto ano de uma escola municipal do município de Estrela. A pesquisa bibliográfica foi feita em sites e também foi realizada a construção de maquetes de um tabuleiro do jogo de xadrez com materiais potencializadores.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
A prática do xadrez é muito antiga. Aprender o xadrez na escola pode trazer vários benefícios aos alunos e ser uma ótima ferramenta de aprendizagem por utilizar muito o raciocínio lógico e a atenção das crianças, jovens e adultos, até porque o xadrez não possui idade certa para ser ensinado.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por trazer tantos benefícios aos seus praticantes fica o grande desafio dos professores em introduzir o ensino do mesmo nas escolas. Uma das alternativas para escolas que não possuem tabuleiros de xadrez é a construção de tabuleiros com materiais alternativos para possibilitar aos alunos a aprendizagem, e poder fazer uso desta importante ferramenta pedagógica.
- REFERÊNCIAS
Xadrez. Disponível em
Benefícios do Xadrez na Escola. Disponível em
O Jogo de Xadrez no Processo de Ensino e Aprendizagem. Disponível em
Xadrez. Disponível em