A ORIGEM DO XADREZ E SUA IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA

Alunos:

Chaves, Daniel1, Steiger, Luiz Gabriel Souza2 e Maschievisk, Davi3

Orientador:

Ricardo da Silva Rocha

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

Este trabalho surgiu do interesse dos estudantes em descobrir a origem e a história do Xadrez, verificar o ensino do xadrez em uma escola municipal de Estrela e conhecer as competências que o ensino do Xadrez desenvolve em seus praticantes.

  • METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado por três alunos do sexto ano de uma escola municipal do município de Estrela. A pesquisa bibliográfica foi feita em sites e também foi realizada a construção de maquetes de um tabuleiro do jogo de xadrez com materiais potencializadores.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

A prática do xadrez é muito antiga. Aprender o xadrez na escola pode trazer vários benefícios aos alunos e ser uma ótima ferramenta de aprendizagem por utilizar muito o raciocínio lógico e a atenção das crianças, jovens e adultos, até porque o xadrez não possui idade certa para ser ensinado.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Por trazer tantos benefícios aos seus praticantes fica o grande desafio dos professores em introduzir o ensino do mesmo nas escolas. Uma das alternativas para escolas que não possuem tabuleiros de xadrez é a construção de tabuleiros com materiais alternativos para possibilitar aos alunos a aprendizagem, e poder fazer uso desta importante ferramenta pedagógica.

  • REFERÊNCIAS 

Xadrez. Disponível em

https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/xadrez.htm

Benefícios do Xadrez na Escola. Disponível em

https://www.educamaisbrasil.com.br/edxucacao/escolas/5-beneficios-do-xadrez-na-escola

O Jogo de Xadrez no Processo de Ensino e Aprendizagem. Disponível em 

https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/o-jogo-xadrez-no-processo-ensinoaprendizagem.htm

Xadrez. Disponível em

https://escolasexponenciais.com.br/tendencias-e-metricas/xadrez-esc

Palavras chave:

Scroll to Top