A VIDA DAS MINHOCAS

Alunos:

Alexya Celente, Alice Alves, André Saldanha, Arthur Scheeren, Arthur Lohmann, Camilly Dexheimer, Cecília Silveira, Davi Meier, Dérick Ferreira, Ênthoni Wunder, Fernanda Schneider, Fernando Wermeier, Gilmar Petter, Henrique De Brito, Matheus Henicka, Milena Torres, Murilo Klunk, Nicole Da Silva, Pâmela Buche, Pedro Müller, Sofia Da Silva, Stella Joris.

Orientador:

GISELE FONTANIVA

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

A presente pesquisa deu-se por acreditarmos na importância de um processo de ensino que busque estabelecer relação com o cotidiano das crianças e com o meio em que elas estão inseridas Portanto,  o projeto tem como foco aguçar a curiosidade e o interesse dos educandos na busca por mais informações, por meio da investigação e pesquisa, buscando explorar as características físicas das minhocas e as funções que as mesmas exercem no ambiente em que vivem, a fim de criar relações com o cuidado e preservação do solo e com o plantio de flores em nossa escola.

  • METODOLOGIA

No decorrer do projeto, deu-se ênfase principalmente às atividades práticas, como coleta e observação do corpo das minhocas com o auxílio de uma lupa, construção e observação diária de um minhocário e exploração do habitat das mesmas, além de pesquisas sobre curiosidades trazidas pelos estudantes, registros de dados de forma coletiva e individual, respeitando a subjetividade de cada um. Também realizou-se o  plantio de flores, em que utilizamos em um dos vasos o húmus produzido no minhocário e no outro, terra coletada do pátio da escola. Com o passar dos dias, serão analisadas e registradas as diferenças no desenvolvimento e no crescimento das flores.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Como resultado das nossas pesquisas e observações, descobriu-se que as minhocas são animais anelídeos, com o corpo coberto por vários anéis ligados entre si, que vivem no solo e que desempenham um papel fundamental na preservação do mesmo, assim como, para o  desenvolvimento e crescimento das plantas. Não gostam de luz, vivem entre 2 a 16 anos, nascem de ovos, produzem húmus, adubo produzido pelas minhocas a partir de restos de matéria orgânica e de grande importância para as plantas.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Por fim, concluiu-se que os educandos participaram de todo o processo de forma ativa, manifestando grande interesse  pelo assunto estudado, sendo capazes de identificar as características físicas das minhocas, seu habitat e a forma de alimentação das mesmas, além de demonstrarem compreensão quanto a importância desses seres vivos para a preservação do solo e sobrevivência das plantas.

  • REFERÊNCIAS 

Dos Santos Pessoa, Patricia (2015). A subjetividade a partir de Vygotsky: uma aproximação com a linguagem. VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXII Jornadas de Investigación XI Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-015/434.pdf. Acessado em 25\04\22.

Palavras chave:

Scroll to Top