- INTRODUÇÃO
A presente pesquisa deu-se por acreditarmos na importância de um processo de ensino que busque estabelecer relação com o cotidiano das crianças e com o meio em que elas estão inseridas Portanto, o projeto tem como foco aguçar a curiosidade e o interesse dos educandos na busca por mais informações, por meio da investigação e pesquisa, buscando explorar as características físicas das minhocas e as funções que as mesmas exercem no ambiente em que vivem, a fim de criar relações com o cuidado e preservação do solo e com o plantio de flores em nossa escola.
- METODOLOGIA
No decorrer do projeto, deu-se ênfase principalmente às atividades práticas, como coleta e observação do corpo das minhocas com o auxílio de uma lupa, construção e observação diária de um minhocário e exploração do habitat das mesmas, além de pesquisas sobre curiosidades trazidas pelos estudantes, registros de dados de forma coletiva e individual, respeitando a subjetividade de cada um. Também realizou-se o plantio de flores, em que utilizamos em um dos vasos o húmus produzido no minhocário e no outro, terra coletada do pátio da escola. Com o passar dos dias, serão analisadas e registradas as diferenças no desenvolvimento e no crescimento das flores.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como resultado das nossas pesquisas e observações, descobriu-se que as minhocas são animais anelídeos, com o corpo coberto por vários anéis ligados entre si, que vivem no solo e que desempenham um papel fundamental na preservação do mesmo, assim como, para o desenvolvimento e crescimento das plantas. Não gostam de luz, vivem entre 2 a 16 anos, nascem de ovos, produzem húmus, adubo produzido pelas minhocas a partir de restos de matéria orgânica e de grande importância para as plantas.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim, concluiu-se que os educandos participaram de todo o processo de forma ativa, manifestando grande interesse pelo assunto estudado, sendo capazes de identificar as características físicas das minhocas, seu habitat e a forma de alimentação das mesmas, além de demonstrarem compreensão quanto a importância desses seres vivos para a preservação do solo e sobrevivência das plantas.
- REFERÊNCIAS
Dos Santos Pessoa, Patricia (2015). A subjetividade a partir de Vygotsky: uma aproximação com a linguagem. VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXII Jornadas de Investigación XI Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-015/434.pdf. Acessado em 25\04\22.