- INTRODUÇÃO
O aquecimento global está impactando negativamente o nosso planeta, como: derretimento das geleiras, seca, destruição da vida marinha e rompimento da camada de ozônio. É de conhecimento geral que o fenômeno climático conhecido como aquecimento global está afetando o nosso planeta e a vida presente nele, inclusive a nossa. Todo ano observamos alguns fenômenos ocorrendo em nosso planeta, cada vez mais destrutivos, enchentes, tempestades, deslizamentos, entre outros. Esta pesquisa foi realizada para que possamos nos conscientizar a diminuir o aquecimento global e conscientizar as pessoas sobre esse problema. A pergunta norteadora da pesquisa foi: como podemos cooperar com a redução do aquecimento global?
É necessário conscientizar toda a população sobre como podemos cooperar para diminuir as consequências negativas do aquecimento global e permitir que nosso planeta se recupere das mudanças climáticas causadas pelos humanos. O objetivo geral deste trabalho foi de contribuir para o conhecimento sobre o aquecimento global, suas consequências e o que podemos fazer para reduzir esse fenômeno. Os objetivos específicos foram: descrever o que é o aquecimento global e quais suas consequências para os humanos; identificar como podemos evitar o aquecimento global; e elaborar o relatório final sobre a pesquisa.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo o Fundo Mundial Para a Natureza (WWF Brasil), o “aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas”. O WWF Brasil também cita que a China é o maior emissor de gases do efeito estufa, seguidos pelos Estados Unidos da América, União Europeia e pelo Brasil. Entre as consequências do aquecimento global, FRANCISCO cita que o degelo das calotas polares está entre as mais notáveis, porém também cita as alterações climáticas como resultado negativo deste fenômeno. Para evitar o aquecimento global, podemos realizar algumas atividades cotidianas, como explicado pelo Instituto Brasileira de Defesa do Consumidos, entre elas: produzir menos lixo caseiro, consumir menos energia elétrica e água, consumir alimentos sem agrotóxicos e produzidos por pequenos agricultores e preferir se locomover a pé ou a veículos não motorizados.
- METODOLOGIA
A primeira etapa da pesquisa foi a procura de bibliografia sobre o tema. Para tanto, pesquisou-se no mecanismo Google alguns termos: como evitar o aquecimento global; o que é o aquecimento global; consequências do aquecimento para os humanos; hábitos para evitar o aquecimento global.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com os resultados adquiridos a partir da pesquisa, realizamos uma análise sobre o que podemos fazer para contribuir com a diminuição deste fenômeno global a partir de atitudes locais.
Conclui-se que o aquecimento global é um fenômeno prejudicial à saúde da Terra, e além de prejudicar a vida dos humanos, também afeta as demais formas de vida em nosso planeta. É necessário mudar hábitos para contribuir com a redução do aquecimento global, podendo iniciar com pequenas mudanças cotidianas.
- REFERÊNCIAS
_____. 5 atitudes sustentáveis para combater o aquecimento global. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Disponível em: https://idec.org.br/dicas-e-direitos/5-atitudes-simples-para-combater-o-aquecimento-global. Acesso em: 10 maio 2022.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. “Consequências do Aquecimento Global”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm. Acesso em 10 de maio de 2022.
BRASIL, WWF. As mudanças climáticas. Fundo Mundial Para a Natureza. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/#:~:text=Aquecimento%20global%20%C3%A9%20o%20aumento,causas%20naturais%20e%20atividades%20humanas. Acesso em: 10 maio 2022.