- INTRODUÇÃO
O tema do nosso trabalho é o aterro sanitário, que foi uma solução elaborada para reduzir os impactos que o lixo causa na natureza. Esse sistema é composto por uma cobertura impermeável de plástico e de argila, durante esse processo é produzido o chorume, e essas camadas evitam que infiltrem no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa tecnologia ajuda muito a natureza, principalmente em locais que produzem muito lixo. Escolhemos esse tema para o nosso trabalho, para sabermos qual é o fundamento do aterro sanitário (no que ele ajuda, porque ele é tão importante para o meio ambiente, quais são seus prós e contras), com o intuito de aprofundar o estudo sobre um conteúdo que aprendemos em sala de aula. Com o aterro sanitário existiria menos poluição em decorrência da diminuição dos lixões, sendo assim, o objetivo foi de mostrar os benefícios dos aterros sanitários. O aterro sanitário tem muitos benefícios, pois a maneira que o lixo é descartado nos lixões é inadequado e, sendo assim, o aterro sanitário teria menos impactos ambientais, como a redução da liberação do gás metano na atmosfera. Várias pessoas se confundem com o aterro sanitário e o lixão, mas entre ambos existe uma grande diferença: no aterro sanitário o lixo é depositado em solo que recebe tratamento, já no lixão os restos de resíduos geram inúmeros problemas para a sociedade e ao meio ambiente.
- METODOLOGIA
Para a elaboração do trabalho foram realizadas pesquisas na internet e em livros, também confeccionamos uma maquete do aterro sanitário e um cartaz, para explicar como funciona. Na maquete usamos, madeira, isopor, EVA, grama artificial, canudos e argila. Pesquisamos em diversos sites, mas um deles nos chamou muita atenção, na cidade em que moramos a produção de lixo é muito alta gerando muita poluição, existem alguns programas de reciclagem entre os moradores, mesmo assim não muda muita coisa. O trabalho foi feito à base de pesquisa e aplicação de perguntas.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Chegamos à conclusão de que com este trabalho podemos mudar a perspectiva de muitas pessoas. Para algumas pessoas o nosso projeto não vai ter tanta importância, mas, os aterros são muito importantes pois resolvem parte dos problemas ambientais, e a forma do descarte do lixo é correta, na decomposição do aterro sanitário produz uma grande quantidade de chorume e biogás, rico em metano, mas ao se infiltrar no solo, o chorume causa poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos. Existem três tipos de aterros, que seriam os lixões, que é a forma inadequada de descarte, os aterros sanitários e os aterros controlados, que seriam os resíduos gerados por hospitais, clínicas e clínicas veterinárias.