BIODIGESTOR ESCOLAR:OS BENEFÍCIOS DO BIOFERTILIZANTE

Alunos:

Alunos: Adriane Winter, Brenda Felicetti, Cibele Mallmann, Enzo Parlato Tireli, Érica Scheren Barth, Fernando Luis Mallmann, Francisco Mallmann, Gabriel do Santos, Joana Gregory, João Pedro Flores da Rocha, Kauane Hauschild Fidêncio, Kauê Luis Tressoldi Käfer, Léo João Collett, Luciano Luis Hauschild, Maila Elisa Plentz, Marisol Schaab Trindade, Mateus Scheeren de Almeida, Mirian Alves Ribas, Nicolas Henz Birck, Pricieli Estrai, Sabrina Fernandes Viana, Sabrina Tailine da Silva, Sophia Kuffel Gross, Stephanie Luisi Siebeneichler e Teilon dos Santos Cassal

Orientador:

Diésica Daiane da Silva

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

A valorização das ações voltadas para a preservação do meio ambiente sempre foi uma prática constante em nossa escola. Nessa perspectiva, no dia 05 de agosto de 2021, nossa escola recebeu um Biodigestor, fornecido pela empresa Folhito em parceria com o Homebiogás. O biodigestor é um sistema que gera energia limpa, sustentável e renovável, permitindo o tratamento dos resíduos domésticos da escola adequadamente. A digestão anaeróbia ou biodigestão é um conjunto de reações químicas e bioquímicas realizadas por microorganismos que degradam a matéria orgânica na ausência do oxigênio (CIBIOGÁS, 2020). Além de processar os resíduos orgânicos da cozinha da escola, o biodigestor gera o biogás, que na escola serve como gás de cozinha, na Sala Multidisciplinar, e gera o biofertilizante, que pode ser utilizado em hortas. Desde sua instalação, o biodigestor da escola estava sendo alimentado com os resíduos orgânicos e seu biogás utilizado para aquecimento, porém não havia um manejo adequado para o chorume, que também é resultante do processo de decomposição. 

  • OBJETIVO

O objetivo principal do trabalho foi estudar o funcionamento do biodigestor e dar uma destinação adequada para o chorume resultante do processo de decomposição da matéria orgânica. 

  • METODOLOGIA
  • Pesquisas na internet sobre a reciclagem de material orgânico, funcionamento do biodigestor e diferenças entre compostagem e biodigestão;
  • Atividades práticas:  diariamente os alunos da turma selecionam os resíduos orgânicos da cozinha da escola e alimentam o biodigestor e a composteira, pois restos de alimentos cítricos não são recomendados colocar no biodigestor;
  • Acompanhamento do biodigestor, bem como sua produção de biogás e produção de chorume
  • Visita técnica na empresa Folhito, localizada na linha Delfina, interior de Estrela.
  • RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através das pesquisas e atividades práticas, a turma constatou que o chorume produzido pelo biodigestor pode ser utilizado como biofertilizante para as hortas da escola e as hortas das famílias. Esse subproduto da biodigestão nutre as plantas e melhora as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes. Desta forma, utilizamos o Laboratório Multidisciplinar da escola para diluir o chorume em água e solicitamos para os alunos e toda comunidade escolar que trouxessem garrafas pets para acondicionarmos o biofertilizante e assim, distribuir para a comunidade escolar. 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

 Com o desenvolvimento do projeto, a turma construiu muitas aprendizagens e descobriram como utilizar o chorume do biodigestor e beneficiar toda a comunidade. O trabalho possibilitou ir além dos estudos específicos da turma, permitindo uma integração entre várias áreas do conhecimento, fazendo os alunos pensarem e aprenderem com a prática sobre alternativas sustentáveis e novas tecnologias na área ambiental.

  • REFERÊNCIAS 

CIBIOGÁS. Fundamentos do biogás: características e aplicações do biogás e do digestato. Foz do Iguaçu, 2020. 52 p. 

Palavras chave:

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