- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema o cinema, sua evolução estrutural e cinematográfica. Tem como objetivo identificar como eram as estruturas do cinema e sua evolução, bem como, como eram criados os filmes e como a tecnologia auxiliou o avanço dos mesmos, e contribuir para o conhecimento da sociedade com relação à evolução do cinema e a importância do aprendizado desta arte tão admirada pelas pessoas.
- METODOLOGIA
O presente trabalho tem por finalidade um maior conhecimento relacionado ao cinema a partir de pesquisas bibliográficas. Também, realizamos uma pesquisa de campo com os alunos das turmas de 8o e 9o anos da EMEF Leo Joas. Para representar a evolução do cinema, construímos uma maquete ilustrativa.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Através dos resultados da pesquisa, é visível a percepção de que a comunidade escolar não tem conhecimento sobre a história e evolução dos cinemas. Também foi possível constatar que há pouco conhecimento por parte dos entrevistados sobre o cinema, sua história, e mesmo há pouca frequência entre os estudantes, ou seja, são poucas as oportunidades de frequentar o cinema.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considera-se que a pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar acerca da importância da arte cinematográfica, e conhecer sua história pode contribuir para a valorização do cinema por parte da população. Ainda, possibilitou mostrar que o cinema e a cinematografia não são apenas imagens, mas que é preciso tempo, dedicação e muita tecnologia para que possamos ter filmes de qualidade para assistir.
- REFERÊNCIAS
FERREIRA, Veruza de Morais. Cinema e Artes Visuais: Uma reflexão. Departamento de Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
SOUZA, Vitor Amoroso de. A História e o Cinema: O Cinema como agente histórico e mecanismo de representatividade e educação. Monografias Brasil Escola