COMER BEM, FAZ BEM!

Alunos:

Alunos: Andreina Poliana Marim, Davi Ezequiel Hauschild Ritta, Davi Luca Wermann Fell, Davi Rabuske da Silva Souza, Erick Renan Oliveira da Silva, Estevan Hauschild Lorenz, Helena Lucietto da Silva, Isabele Hillbrand Weber, João Miguel Costa Souza, Jonas Gabriel de Souza, Kauany Helena Webers, Manuela Aline Mallmann, Manuela Bastos Butierres, Marco Antônio Tornquist, Pablo Fernando Eidelwein, Pietro da Silva Birkheuer, Rafael Birck Oliveira, Rafaela Sebastiany, Roberta Severo Weis, Sofia Kaefer Wagner, Valentina Müller de Souza, Victor Anselmo Schlosser, Vittório Dutra da Silva.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer

Orientador:

Solange Cardoso

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

A má alimentação pode causar problemas que prejudicam o desenvolvimento físico e mental das crianças. Ainda, a falta de hábitos alimentares saudáveis pode trazer o aparecimento de doenças mais graves na fase adulta. 

Como algumas escolas são de período integral e, dessa forma, responsáveis pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de se alimentar bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos.

Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos.

Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.

  • METODOLOGIA

 A metodologia baseou-se em atividades práticas, conversas, entrevistas, pesquisas bibliográficas, palestra com nutricionista do município, jogos, livro de receitas e confecção de cartazes e da pirâmide alimentar.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com a pesquisa surgiu o questionamento sobre os alimentos que costumam comer diariamente, os que consomem em muita quantidade nas refeições e os que consomem em menor quantidade, argumentaram sobre como podem ter uma vida saudável se alimentando bem e com qualidade. Os alunos se envolveram e pesquisaram sobre alimentação e cada aluno expôs para turma o que aprendeu com sua pesquisa, onde trocaram uns com os outros conhecimentos e experiências, sendo aproveitado por todos.

O envolvimento de pais e familiares foi perceptível na busca em desenvolver bons hábitos, pois auxiliaram os filhos no desenvolvimento do trabalho, bem como nos materiais necessários.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Com a pesquisa percebeu-se a importância de que a alimentação seja algo saudável e prazeroso e que é possível começar a mudança de hábitos alimentares a partir do ambiente escolar. Obteve-se a compreensão de que alimentar-se não significa apenas grande quantidade dos alimentos ingeridos, percebendo o benefício que os mesmos podem causar na estrutura e no funcionamento do organismo humano.

Pode-se considerar que o trabalho sobre os hábitos alimentares teve grande relevância sobre as crianças,  muitos alunos mudaram seus hábitos e muitos começaram a fazer o lanche, e dessa forma tendo uma alimentação padrão como as demais crianças da escola. 

  • REFERÊNCIAS 

ESCOLA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/ Acessado em maio de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top