- INTRODUÇÃO
A má alimentação pode causar problemas que prejudicam o desenvolvimento físico e mental das crianças. Ainda, a falta de hábitos alimentares saudáveis pode trazer o aparecimento de doenças mais graves na fase adulta.
Como algumas escolas são de período integral e, dessa forma, responsáveis pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de se alimentar bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos.
Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos.
Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.
- METODOLOGIA
A metodologia baseou-se em atividades práticas, conversas, entrevistas, pesquisas bibliográficas, palestra com nutricionista do município, jogos, livro de receitas e confecção de cartazes e da pirâmide alimentar.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com a pesquisa surgiu o questionamento sobre os alimentos que costumam comer diariamente, os que consomem em muita quantidade nas refeições e os que consomem em menor quantidade, argumentaram sobre como podem ter uma vida saudável se alimentando bem e com qualidade. Os alunos se envolveram e pesquisaram sobre alimentação e cada aluno expôs para turma o que aprendeu com sua pesquisa, onde trocaram uns com os outros conhecimentos e experiências, sendo aproveitado por todos.
O envolvimento de pais e familiares foi perceptível na busca em desenvolver bons hábitos, pois auxiliaram os filhos no desenvolvimento do trabalho, bem como nos materiais necessários.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a pesquisa percebeu-se a importância de que a alimentação seja algo saudável e prazeroso e que é possível começar a mudança de hábitos alimentares a partir do ambiente escolar. Obteve-se a compreensão de que alimentar-se não significa apenas grande quantidade dos alimentos ingeridos, percebendo o benefício que os mesmos podem causar na estrutura e no funcionamento do organismo humano.
Pode-se considerar que o trabalho sobre os hábitos alimentares teve grande relevância sobre as crianças, muitos alunos mudaram seus hábitos e muitos começaram a fazer o lanche, e dessa forma tendo uma alimentação padrão como as demais crianças da escola.
- REFERÊNCIAS
ESCOLA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/ Acessado em maio de 2022.