- INTRODUÇÃO
O trabalho procura saber se os jovens estudantes se interessam pela literatura, analisando se há o interesse em ler fora do ambiente escolar e entender como a leitura influencia na vida acadêmica dos estudantes. A leitura é um grande exercício para o cérebro, por isso, quanto mais se pratica a leitura, mais o cérebro é ativado. Outras formas que auxiliam na ativação do cérebro são a leitura em voz alta, ler e escrever, ler e repetir o que leu, ler em silêncio e ler com música de fundo. A melhor técnica é a que você desenvolve para você mesmo!
- METODOLOGIA
Foi realizada a aplicação de um questionário com 171 alunos, com idades entre 11 e 15 anos. Também foi realizada uma revisão bibliográfica com base nos textos da escritora Marisa Lajolo, entre outros estudiosos.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante questionário realizado com estudantes entre 11 e 15 anos de idade, 122 afirmam que gostam e se interessam por ler. A maioria dos entrevistados disse não ter uma influência leitora fora do ambiente escolar.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nos resultados obtidos, pode-se reiterar a importância do compromisso da família e da escola, sendo o papel da última ainda tão imprescindível no que diz respeito a apresentar e estimular o gosto pela leitura numa sociedade que ainda carece desse tipo de incentivo.
- REFERÊNCIAS
CONTAIFER, Juliana. O impacto positivo da leitura na vida dos leitores assíduos, 2016.
LAJOLO, Marisa. O que é Literatura? São Paulo, 1995.LANGE, Carla Helena. A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos, 2022.