COMO A LITERATURA INFLUENCIA NO FUTURO DOS ESTUDANTES

Alunos:

Telöken, Camille Renata1, Sesti, Isadora2, Steiger, Sofia3.

Orientador:

Rosemeri Dilkin

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

O trabalho procura saber se os jovens estudantes se interessam pela literatura, analisando se há o interesse  em ler fora do ambiente escolar e entender como a leitura  influencia na vida acadêmica dos estudantes. A leitura é um grande exercício para o cérebro, por isso, quanto mais se pratica a leitura, mais o cérebro é ativado. Outras formas que auxiliam na ativação do cérebro são a leitura em voz alta, ler e escrever, ler e repetir o que leu, ler em silêncio e ler com música de fundo. A melhor técnica é a que você desenvolve para você mesmo!

  • METODOLOGIA

Foi realizada a aplicação de um questionário com 171 alunos, com idades entre 11 e 15 anos. Também foi realizada uma revisão bibliográfica com base nos textos  da escritora Marisa Lajolo, entre outros estudiosos.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Durante questionário realizado com estudantes entre 11 e 15 anos de idade, 122  afirmam que gostam e se interessam por ler. A maioria dos  entrevistados disse não ter uma influência leitora fora do ambiente escolar.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Com base nos resultados obtidos, pode-se reiterar a importância do compromisso da família e da escola, sendo o papel da última ainda tão imprescindível no que diz respeito a apresentar e estimular o gosto pela leitura numa sociedade que ainda carece desse tipo de incentivo.

  • REFERÊNCIAS 

CONTAIFER, Juliana. O impacto positivo da leitura na vida dos leitores assíduos, 2016.

LAJOLO, Marisa. O que é Literatura? São Paulo, 1995.LANGE, Carla Helena. A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos, 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top