- INTRODUÇÃO
O projeto “De onde vem a chuva?” veio através da curiosidade da turma em desvendar a pergunta, pois afinal, de onde vem a chuva? Como ela é formada? Como a água chega na nossa casa? Diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, sua proteção constitui-se numa necessidade vital, assim, como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, recurso que vem sendo poluído de tal maneira que em muitos casos não se pode consumi-la em seu estado natural. Existem uma série de elementos contaminantes da água, dentre eles, os biológicos, micro-organismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, cólera, gastroenterite entre outras.
- METODOLOGIA
A metodologia baseou-se em atividades práticas, como experiências científicas, contação de histórias, poemas, vídeos explicativos, pesquisas e a conversa com uma doutoranda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mônica Krauze.
- OBJETIVOS
- Compreender de onde vem a chuva, bem como o ciclo da água e as transformações de estados físicos, tratamento da água que bebemos e a importância dela para a sobrevivência dos seres vivos por meio da observação e da investigação científica;
- Conscientizar os alunos de que o recurso natural (água) deve ser utilizado racionalmente, evitando desperdício, poluição etc;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, bem como conscientizar os alunos da importância deste recurso natural, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsciente.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluiu-se então que o interesse pelo tema foi a chave para o sucesso deste projeto, compreendendo que os alunos possuem conhecimentos prévios, pois concluíam com facilidade alguns dos questionamentos, o que contribuiu para o enriquecimento do nosso projeto. Relacionavam o que estava sendo discutido/ensinado com suas próprias experiências, através de acontecimentos do cotidiano, como por exemplo, a citação de um aluno ao observarmos o gelo derretendo, dizer que quando ele toma suco na sua casa, o gelo também derrete, descobrindo que a água passava do estado sólido para o líquido.
- REFERÊNCIAS