DE ONDE VEM A CHUVA?

Alunos:

Alunos: Agatha Adrielly Da Silva; Bárbara Gabriela Berwanger;Caroline Dias De Freitas; Erick Daniel Dos Santos; Sadora Da Silva Becker; Joaquim Augusto Mussnich; Kayla Isadora Rodrigues Musskopf; Kétlin Andréia Rocha Scheibe; Lavínia Dutra; Leon Jandrey; Livia Kirstein Marmitt; Luísa Vitória Hauschild; Manoela Costantin Fellix; Maria Luísa Da Silva Filipin; Miguel Lorenzo Lopes Da Silva; Nickolas Saraiva Schuster; Pietro Gabriel De Oliveira; Pyetro Rafael Becker Almeida; Samoel Lacerda Da Silveira Ruby; Sophia Eduarda Bohrer Stumm; Thaemy Pinto Dos Santos; Weslley Da Silva Franquilin.

Orientador:

Michele Beatriz Dreyer de Amorim

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

O projeto “De onde vem a chuva?” veio através da curiosidade da turma em desvendar a pergunta, pois afinal, de onde vem a chuva? Como ela é formada? Como a água chega na nossa casa? Diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, sua proteção constitui-se numa necessidade vital, assim, como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, recurso que vem sendo poluído de tal maneira que em muitos casos não se pode consumi-la em seu estado natural. Existem uma série de elementos contaminantes da água, dentre eles, os biológicos, micro-organismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, cólera, gastroenterite entre outras.

  •  METODOLOGIA

A metodologia baseou-se em atividades práticas, como experiências científicas, contação de histórias, poemas, vídeos explicativos, pesquisas e a conversa com uma doutoranda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mônica Krauze.

  • OBJETIVOS 
  • Compreender de onde vem a chuva, bem como o ciclo da água e as transformações de estados físicos, tratamento da água que bebemos e a importância dela para a sobrevivência dos seres vivos por meio da observação e da investigação científica;  
  • Conscientizar os alunos de que o recurso natural (água) deve ser utilizado racionalmente, evitando desperdício, poluição etc;
  • Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, bem como conscientizar os alunos da importância deste recurso natural, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsciente. 
  •  CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluiu-se então que o interesse pelo tema foi a chave para o sucesso deste projeto, compreendendo que os alunos possuem conhecimentos prévios, pois concluíam com facilidade alguns dos questionamentos, o que contribuiu para o enriquecimento do nosso projeto. Relacionavam o que estava sendo discutido/ensinado com suas próprias experiências, através de acontecimentos do cotidiano, como por exemplo, a citação de um aluno ao observarmos o gelo derretendo, dizer que quando ele toma suco na sua casa, o gelo também derrete, descobrindo que a água passava do estado sólido para o líquido.

  • REFERÊNCIAS 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/Agua-contaminada.htm

Palavras chave:

Scroll to Top