DEPRESSÃO EM IDOSOS

Alunos:

Ariella Pazini Viegas, Damielle Vitória Schneider e Maria Eduarda Finck

Orientador:

Jamile Barcellos Mallmann

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

O presente tema visa compreender a depressão dentro dos aspectos que envolvem o envelhecimento a partir de questionamentos tais como: o porquê acontece, o que se pode fazer para minimizar os sintomas e quais os sinais que as pessoas apresentam. O objetivo do estudo é encontrar meios para amenizar o sofrimento dos idosos a partir de técnicas, permitindo momentos de descontração, convívio diário com amigos, como podemos ver na imagem 01.

  • METODOLOGIA

A presente pesquisa tem abordagem explicativa, experimental, partindo-se para a prática, visando à interferência da própria realidade. De acordo com a imagem 02, este tipo de investigação busca não apenas analisar e interpretar as ideias estudadas, mas sim identificar suas causas.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Evidenciou-se a partir da literatura e busca ativa através da prática, mostradas na imagem 03, que existe a necessidade de agir de modo preventivo, junto aos idosos. O desenvolvimento de dinâmicas e jogos mostrou-se como um fator de grande relevância, pois se percebeu uma leveza após a aplicação das técnicas. 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Recursos Terapêuticos podem ser considerados eficazes no tratamento da depressão, podendo propiciar benefícios a curto e longo prazo, pois melhoram o condicionamento físico; diminuição de pensamentos negativos, melhorando o humor. Ouvir música minimiza a tristeza, passear, fazer tricô, jogar cartas e conversar com amigos, suaviza a depressão, pois contribui para o amor – próprio, assim como mostra a imagem 04.

Palavras chave:

Scroll to Top