DESCOBRINDO AS ESCOLAS DO  MUNDO

Alunos:

Autores: Anna Luiza Becker, Bruno Ely, Clara Mariáh Wathier, Davi Alves, Derik Weber Degenhart, Emilly Bender Elautério De Freitas, Gabriel Buche, Guilherme Gabriel Santos Da Luz, Gustavo Costa Weisbarch, Henrique Gabriel Schmitt Da Silva, Isabelle De Andrade Miranda, Isadora Mikaella Vognach Silva, Kimberly Victória De Moraes Klunk, Leticia Silveira Pires, Millena Natacha Da Silva, Pedro Henrique Presser Kerber, Ryan Tadao Da Rosa Oshiro, Sophia Vitória Miranda Dos Santos, Thaila Cristina Rodrigues, Thauani Vitória Machado De Vargas, Valentina Müller De Almeida, Vítor Gabriel Da Luz Duarte, Yasmin Fernanda Bugs

Orientador:

Roselaine Benett Menezes

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

As escolas organizam-se e preparam suas estruturas para receber seus alunos durante o ano escolar. Nos estudos  do Livro didático interdisciplinar “Vem voar”, na área de Geografia,  o assunto a ser trabalhado era sobre “A Escola”. Os alunos da turma do 2ºC, observaram uma foto que registra crianças do Paquistão em uma escola parecendo ruínas, e mesmo assim, demonstravam interesse pelo momento que vivenciavam. A partir desse estudo, despertou-se a curiosidade em como seriam as escolas pelo mundo. Nesse meio tempo, percebeu-se o descuido, por parte de alguns estudantes, com os espaços que foram restaurados na EMEF Leo Joas, para oferecer melhores acomodações, durante o ano escolar. Pensou-se, então, o projeto  cujo tema “A escola enquanto espaço de educação e as estruturas em tempos e lugares”, onde elaborou-se, além de estudos e observações do livro didático, pesquisa com familiares sobre outras épocas escolares, consultas na internet, discussões sobre os espaços e rotinas escolares, atuais e de antigamente, ações para valorização das estruturas físicas e humanas em nossa instituição.  

  • METODOLOGIA
  • Livro didático “Vem voar” – leituras e discussões.
  • Lousa digital – pesquisa em grande grupo.
  • Pesquisa digitada e impressa em folha A4 – enviada para as famílias.
  • Pátio da escola : aula ao ar livre.
  • Folhas coloridas/palitos – confecção e entrega de cartões para funcionários.

Material escolar – construção de maquete da sala de aula.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este projeto foi elaborado a partir da curiosidade dos alunos da turma do 2º ano C, em descobrir como são oferecidas as estruturas escolares em diferentes lugares e tempos. A cada estudo no livro didático “Vem voar”, do conteúdo “A Escola”, através das observações, discussões, pesquisas com familiares e na internet, novas hipóteses foram sendo levantadas e perspectivas criadas com relação à importância do espaço escolar. Os alunos perceberam que nem todos os estudantes, em tempos e lugares diferentes, desfrutam da estrutura por eles experienciada na EMEF Leo Joas. Despertou-se os sentimentos de respeito, reconhecimento e valorização dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar.

Espera-se que os estudantes possam compartilhar conhecimentos adquiridos e potencializar as ações desenvolvidas neste projeto.

  • REFERÊNCIAS 

Escolas diferentes pelo mundo. Disponível em

https://www.google.com/search?q=escolas+diferentes+pelo+mundo&rlz=1CAJPEZ_enBR992&sxsrf=ALiCzsYbAoZMXUO1Hhwt4VM-Dt10rz8sWg:1655819694312&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiH2MOF2b74AhW-v5UCHZEmCw8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1231&bih=609&dpr=1.56

NICARETA, Wagner; ROQUE, Isabel. Vem voar: Interdisciplinar Ciências, Geografia e História. 1ª Edição. São Paulo: Editora Scipione, 2017.

Palavras chave:

Scroll to Top