ENERGIA EÓLICA

Alunos:

Autores: Ana Caroline Porn, Sara Mallmann da Silva, Vitor Manuel de Vargas

Orientador:

Simone Kuhn Gartner

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

Essa pesquisa fala sobre a importância do uso da energia eólica no mundo globalizado. Com as demandas do mundo moderno a necessidade de energia está cada vez mais acentuada. Preocupados com essa necessidade e as formas de produção da mesma, escolheu-se estudar sobre o assunto para sanar as diversas dúvidas. O que é energia eólica? Como ela funciona? Essa energia de alguma forma pode ser econômica? O objetivo da pesquisa é estudar sobre sua utilização, seu funcionamento, sua viabilidade econômica, bem como suas vantagens e desvantagens e o quanto é prejudicial à natureza. 

  • METODOLOGIA

O trabalho desenvolveu-se através de pesquisas sobre o sistema e a forma pela qual a energia eólica é utilizada.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Entre as vantagens e desvantagens da energia eólica, pode-se dizer que é a segunda energia mais saudável para o meio ambiente, perdendo apenas para energia solar que é a fonte mais acessível e sustentável.  

Como vantagem é uma energia limpa, visto que não emite poluentes na atmosfera em seu processo de geração de energia; já como desvantagem tem a irregularidade do vento que causa a incerteza da geração de energia; o custo significativo dos equipamentos.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Com esse trabalho pode-se concluir que a energia eólica possui muito mais vantagens do que desvantagens. O principal benefício é a contribuição ambiental, pois nenhum gás poluente é transmitido em seu processo e é uma energia aproveitada por muito tempo, depois de instalados os aerogeradores, por ser inesgotável. Sendo uma forma muito adequada de produzir energia, principalmente em locais que costuma ventar bastante.

  • REFERÊNCIAS 

PORTALSOLAR.Energia eólica: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens. Disponível em:https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-x. Acessado em: maio de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top