ENERGIA GEOTÉRMICA NA ISLÂNDIA

Alunos:

Luan Enrique Eckert, João Pedro Seewald e Rian Carlos Sulzbach

Orientador:

Sidnei Wolf

Categoria:

Resumo:

INTRODUÇÃO

Hoje no mundo, conhecemos diversas formas de energia que buscam diminuir a utilização de fontes não renováveis, especialmente dos combustíveis fósseis. Buscando reconhecer fontes alternativas de energia, essa pesquisa possui como tema a energia geotérmica produzida através da atividade vulcânica, tomando como exemplo a Islândia. O país localizado em uma ilha no Oceano Atlântico é reconhecido pela intensa atividade vulcânica em seu território (Figura 1). Para  tanto  realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando alcançar os objetivos propostos.

OBJETIVOS

Esse trabalho tem por objetivo, localizar as fontes de energia geotérmica e compreender como a Islândia produz energia através da atividade vulcânica presente no país.

RESULTADOS

A energia geotérmica é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, uma vez que o calor está localizado abaixo da superfície da Terra. Esses locais costumam ser regiões onde há vulcanismo, geralmente nas bordas de placas tectônicas, e de preferência com águas termais próximas da superfície,como ocorre na Islândia (Figura 2). No país, 29% da energia consumida é proveniente de fontes geotérmicas (Geothermal, 2022).

A intensa atividade vulcânica existente na ilha possibilita esse aproveitamento através de fontes de água quente presentes na superfície e próximas dela. Para produzir eletricidade, as usinas geotérmicas usam o vapor, naturalmente gerado pela água quente vinda de grandes profundidades da superfície terrestre para mover turbinas. O vapor é coletado e depois reinserido na Terra para continuar gerando energia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A energia geotérmica configura-se como uma ótima fonte alternativa de energia, principalmente em zonas de atividade vulcânica, onde encontram-se os gêiseres. No Brasil, apesar de não possuirmos atividade vulcânica, as fontes geotérmicas podem auxiliar no aumento da capacidade de produção de energia no país. Atualmente são utilizadas apenas para fins de lazer.

REFERÊNCIAS 

GEOTHERMAL. Orkustofnun, 2022. Disponível em https://nea.is/ . Acesso em 15 de junho de 2022.

LARA, Rodrigo. Conheça as usinas que geram energia limpa do centro da Terra. Tilt UOL, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/04/16/energia-do-magma-entenda-como-funcionam-as-usinas-geotermicas.htm. Acesso em 15 de junho de 2022. 

Os avanços da energia geotérmica no Brasil. Pensamento Verde, 2014. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/avancos-energia-geotermica-brasil/. Acesso em 15 de junho de 2022.

SCHEIDT, Paula. Exemplo que vem da Islândia. Plurale, 2008. Disponível em: https://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=732&codSecao=3. Acesso em 15 de junho de 2022. 

Palavras chave:

Scroll to Top