EXPERIMENTOS QUÍMICOS EM ANIMAIS

Alunos:

Amanda Victoria Kalkman, Jordana Leal Mossate, Emely Emanuely Arruda Kremer

Orientador:

Raissa Bandeira da Luz

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

A  presente pesquisa surgiu por acreditarmos na importância de informar, alertar e mostrar como ficam os animais após os testes para produção de cosméticos e mostrar a realidade. Pretende-se apresentar algumas alternativas possíveis para empresas que usam animais para esses fins, incentivando o uso de métodos alternativos.

  • METODOLOGIA

No decorrer do projeto fomos pesquisando em sites da internet e fizemos anotações de tudo que o grupo considerou relevante para, posteriormente, passar para a comunidade. Informações de como ocorrem os processos de testes em animais, imagens do estado que eles ficam após as agressões e lista de métodos alternativos para testes. 

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Foram observadas diversas consequências pelo uso de animais em laboratórios para testes. Os coelhos, por exemplo, passam por hemorragias e úlceras oculares além de serem sacrificados, e alguns críticos consideram um procedimento inútil por seus olhos terem a anatomia diferente da dos humanos. Alguns cientistas defendem os testes, afirmando que sem eles as prateleiras de farmácias estariam vazias, além de seguirem protocolos que impedem o sofrimento destes animais. Em contrapartida, defensores conseguem mostrar que são procedimentos cruéis, impulsionando iniciativas como  a da União Europeia que aprovou novas regras de restrição ao uso de animais em testes científicos.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Feita a pesquisa, concluímos que existem diversos métodos para realizar experimentos sem o uso de animais para a criação de cosméticos, além de observarmos que os testes são procedimentos que causam muito sofrimento a eles. 


REFERÊNCIAS 

CHAVES, Fábio. 3 motivos para ser contra testes em animais. 2021. Disponível em: vista-se.com.br/3motivosparaercontra-testes-animais. Acesso em: abr 2022.

25 razões para ser contra testes em animais. 2015. DIsponível em: tudosobrecachorros.com.br/25-razões-ser-contra-tgetes-animais. acesso em: mai 2022.

Fim da crueldade: alternativas da ciência para o uso de animais em pesquisa. Bioemfoco, 2018. Dispnível em: bioemfoco.com.br/noticia/alternativa-uso-animais-pesquisa. Acesso em: mai 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top