- INTRODUÇÃO
O tema do projeto surge da curiosidade dos alunos sobre os Homens das Cavernas, a partir da obra lida: Rupi – O menino das cavernas. Propôs-se pensar neste universo da Pré-História. Assim inúmeros questionamentos surgem, como: Eles alimentam-se de que maneira? Capturam animais? Onde dormiam? Como se comunicam? Quando começam a fazer uso da linguagem oral? Banhavam-se? Havia mulheres? Como produziam as suas vestes? Desenhavam nas paredes com qual instrumento? Eles penteavam os seus cabelos? Diante disso iniciou-se uma viagem no tempo, repleta de curiosidades e descobertas. A proposta principal era de investigação, percepção e capacidade de pensar e relacionar o que estudamos com as nossas vivências atuais.
- METODOLOGIA
A metodologia baseou-se em muitas pesquisas e leituras, promovendo uma explosão de conceitos, percepções e muitas descobertas.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com o estudo dos Homens das Cavernas resultou em valorizar o que foi deixado pelos ancestrais durante esse período da evolução humana.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A pesquisa proporcionou, atitudes, habilidades e capacidade de investigação. As percepções e a curiosidade em aprender, impulsionou as investigações rumo ao conhecimento e a novas descobertas. Conhecendo e valorizando assim seus próprios saberes.
- REFERÊNCIAS
AVISA LA. Homens das cavernas: uma viagem ao tempo. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/homens-das-cavernas-uma-viagem-no-tempo/ Acesso em: 10 de maio 2022.
PINTEREST. Projeto infantil homem da caverna. Disponível em:https://br.pinterest.com/kilmalaneos/projeto-infantil-homem-da-caverna/ Acesso em: 14 de junho 2022.