- INTRODUÇÃO
O presente Projeto de Pesquisa foi impulsionado pelo interesse dos alunos em relação à temática do Lixo nos oceanos, enquanto estudávamos os recursos hídricos e saneamento básico do nosso município, vale do Taquari e Estado do RS. Os alunos se depararam com a grande quantidade de lixo presente nos arroios, rios e oceanos. A partir daí resolvemos investigar como o lixo chega até os oceanos, as consequências que esse lixo pode causar para Meio Ambiente, formas de como evitar que cause impactos no ambiente local e global, desenvolver ações concretas de mudança de hábitos cotidianos a fim de mudar o Mundo onde vivemos.
- METODOLOGIA
No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas diferentes técnicas e recursos, saídas a campo a fim de observar o Meio Ambiente no qual a escola está inserida, pesquisas em jornais locais e sites para aprimoramento teórico sobre a temática, recolhimento de lixo nos arredores da escola, na escola e nas casas dos alunos. Também foi realizada confecção de uma Obra de Arte inspirada no artista Vick Muniz a partir do lixo recolhido, exposição da obra e lançamento da Campanha de Redução de Lixo na Escola, confecção de sacolas ecológicas a fim de reduzir a utilização de sacolas plásticas, visitação à Usina de Tratamento de Lixo em nosso município, recolhimento de amostra de água do Rio Taquari e análise das amostras de água no microscópio a fim de verificar partículas existentes.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O projeto levou a turma a perceber que o lixo nos oceanos é reflexo do comportamento da sociedade. Apesar de haver um esforço para que a educação ambiental ocorra nas escolas e através de divulgação nos demais veículos de informação, a população ainda faz o descarte do lixo de forma errada, não existe tratamento de esgoto e os dejetos são jogados diretamente nos rios e seus afluentes. Infelizmente a agricultura e as indústrias acabam também contribuindo para a poluição das águas. Há necessidade urgente de revermos nossos hábitos para que diminua o lixo nos oceanos.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto ainda está em fase de finalização, mas já é possível concluir que o mundo no entorno dos estudantes se transformou de forma significativa. Cada detalhe na rotina da escola passou a fazer a diferença, coleta seletiva do lixo, tipos de lixo, passaram a perceber detalhes relacionados ao saneamento básico e qualidade da água e principalmente sentir-se agente de transformação no ambiente que estão inseridos e tudo isso com maior objetivo de reduzir a poluição do meio Ambiente e principalmente das águas que irão desaguar nos oceanos. Foi possível perceber através da saída de campo até a Usina de Tratamento de Lixo que é imperativo uma mudança nos hábitos de nossa sociedade e que somos todos protagonistas do futuro dos nossos oceanos. Estaremos ao longo de todo ano letivo trabalhando na campanha de redução de utilização de sacolas para que assim seja possível mudar um pequeno hábito diário que poderá mudar nossas vidas.
- REFERÊNCIAS
Boletim Legislativo nº17 Rio +20. Disponível em
http://livro aberto.ibict.br/handle/1/585
Acesso em 20 de junho de 2022.
FARIA, Carmen Rachel Scavazzini Marcondes;JARDIM, Tarciso Dal Maso. Rio+20:pceanos, mares e zonas costeiras. Brasília:Senado Federal, 2012.6p(Boletim Legislativo, n.17).