- INTRODUÇÃO
O trabalho busca conhecer os diferentes níveis de alfabetização ao longo do processo formal no espaço escolar do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, além de aplicar atividades práticas a fim de realizar diagnóstico provável dos níveis de alfabetização das crianças.
- METODOLOGIA
Além da revisão bibliográfica, foi realizada uma prática em sala de aula envolvendo a turma com uma atividade escrita desenvolvida a partir de interpretação de imagens (desenhos).
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Conforme observado, os alunos do primeiro ano ainda estão na fase de juntar apenas algumas sílabas e não frases inteiras. Já no 2º e no 3º eles tiveram mais facilidade em juntar até formar toda a frase, embora ainda apresentando troca ou omissão de letras na escrita.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho contribuiu para a percepção de que algumas crianças, até mesmo as que estão cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental ainda se encontram em níveis de pré-alfabetização, resultado associado ao afastamento de atividades escolares em um período de pandemia, entre outros fatores. O grupo está envolvido com análise de dados e de possíveis propostas para aprofundar o presente projeto de pesquisa. Mesmo assim, quer compartilhar com a comunidade, sensibilizando a população para o engajamento, pois a alfabetização é a base do sucesso da trajetória do estudante na escola e todos podem contribuir.
- REFERÊNCIAS
Quais são os níveis de alfabetização? Disponível em