O DERRETIMENTO DOS POLOS

Alunos:

Felipe Artur Wermann e Victor Gabriel Bueno

Orientador:

Caroline Maria Cadore Borges

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

O Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC) acredita que o cenário futuro é de aumento na temperatura média terrestre, o que pode causar graves e irreversíveis problemas ambientais. Assim, temos o aquecimento global como um dos maiores problemas da atualidade, justificando a temática da pesquisa. Os objetivos do trabalho são pesquisar o problema do derretimento dos polos, o aquecimento global e suas consequências, conscientizar as pessoas da relação entre o consumismo e a poluição.

  • METODOLOGIA

 A metodologia consiste em pesquisa teórica em livros, sites e artigos científicos. Realizou-se  pesquisas bibliográficas sobre as regiões polares, o derretimento dos polos e o aquecimento global. Posteriormente foram pesquisadas imagens de satélite e fotografias que mostram o derretimento dos polos.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

A emissão de gases do efeito estufa causam o derretimento das calotas polares. O derretimento das geleiras faz com que o risco de inundação em cidades costeiras como: Amsterdã na Holanda, Veneza na Itália, Miami nos Estados Unidos, Bombaim na Índia e Daca em Bangladesh. Essas cidades e seus milhares de habitantes que vivem na foz dos estuários ou nas linhas sinuosas da costa estão na linha de frente da crise climática. Seis cidades do Brasil que têm chance de sumir: Salvador – região do elevador Lacerda, Recife – região da casa amarela, Fortaleza – região do Farol do Mucuripe, Porto Alegre – região da Usina do Gasômetro, Rio de Janeiro – região da Estação Botafogo. Este acontecimento já pode ser verificado visualmente, já podemos ver vários iceberg extremamente grandes se formando a partir do desprendimento das calotas polares, cientistas que estudam o tempo verificaram que, com o aumento da temperatura da Terra, provocado principalmente pela emissão de gases prejudiciais ao planeta, as calotas polares estão desaparecendo.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Dessa forma, o derretimento do gelo nas regiões polares tem relação direta com as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa e seu consequente aquecimento global.

  • REFERÊNCIAS 

7 CIDADES DO BRASIL QUE PODEM SUMIR. NSC Total, 2021. Disponível em: <nsctotal.com.br/noticias/cidades-do-brasil-que-podem-sumir/>. Acesso em: 20 de abril de 2022. 

AQUECIMENTO GLOBAL AMEAÇA CIDADES COSTEIRAS. O Especialista, 2021. Disponível em: <oespecialista.com.br/aquecimento-global-cidades-onu/>. Acesso em: 27 de abril de 2022. DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES. Sua Pesquisa, 2022. Disponível em: <suapesquisa.com/geografia/derretimento_calotas_polares/>. Acesso em: 20 de abril de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top