- INTRODUÇÃO
No decorrer de nossos estudos percebeu-se que os alunos possuíam vários conhecimentos sobre o uso de ervas medicinais. Nessa perspectiva, foi criado o projeto intitulado de “O Estudo das Plantas Medicinais de nossa Biodiversidade”, realizado com uma turma de 3° ano, da EMEF Odilo Afonso Thomé, com o objetivo de entender, conhecer e classificar as principais plantas medicinais de nossa biodiversidade de acordo com suas aplicabilidades e benefícios para a saúde.
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores e funcionários da escola, a fim de compreender se os mesmos faziam o uso de alguma planta medicinal, se possuíam em suas casa e se conhecem suas funções. Após isso, foi feita uma análise gráfica com os resultados adquiridos. Os alunos, em duplas, efetuaram pesquisas para compor um livro.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os alunos compuseram um livro chamado “As Ervas Medicinais”, o qual possui imagem e relata a função de cada chá. Além disso, foi desenvolvida uma horta, onde foram cultivados os chás de hortelã, boldo, camomila, melissa, cidró, cidreira e erva doce (Fig. 1). Também foram confeccionados cartazes explicativos (Fig. 2), onde em um momento de degustação de chás, os alunos do 3° ano explicaram para as demais turmas da escola sobre a importância das plantas medicinais, levando o conhecimento desta antiga cultura milenar.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que todos os alunos compreenderam o que são plantas medicinais, quais suas finalidades e benefícios. Grande parte dos alunos relatam que levaram seus conhecimentos adiante, explicando para suas famílias e amigos o que haviam aprendido.
- REFERÊNCIAS
SANTOS, Vanessa. As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. Mundo Educação. 2021. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/plantas-medicinais.htm. Acesso em: 18/06/2022.