O MISTÉRIO DO FORMIGUEIRO: O FANTÁSTICO UNIVERSO DAS FORMIGAS 

Alunos:

Alunos: Alex Júnior Wermeier Schneider, Allan Duarte Cunha, Angelita Lima dos Santos, Barbara Emanuely Serdeira da Silva, Daniel Guilherme de Souza, Daniel Ricardo da Rosa, Emanuela Maschio Hauschild, Emanuelly Jahnke de Oliveira, Felipe Gabriel de Almeida Sulzbach, Iasmin Lord Fleck, João Lucas do Nascimento, Lara Emanuely Flôres Grissutti, Lorenzo Gabriel Ribeiro, Luísa Weizenmann Bach, Maria Vitória Rosa Brandão, Mirella Nascimento Ledur, Pedro Henrique Bender Teixeira, Rebeca Maurine da Fontoura Alves, Victor Henrique Blanck, Yago Samuel dos Santos Gonçalves, Miguel Machado Barcelos Grass.

Orientador:

Graciela Inês Tieze

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

    Atualmente, as crianças esquecem dos encantamentos e descobertas que o contato com a natureza e seus elementos são capazes de proporcionar. Este projeto tem como fio condutor a reconexão com a natureza, a surpreendente escolha de estratégias que seres tão  pequenos e 

organizados são capazes de  adotar  e como essa organização  acontece.  Cheios de  curiosidades e na busca  por descobertas, a turma  construiu seu experimento: um formigueiro  dentro da nossa sala de aula.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

    Ao final desse projeto, destaca-se o encanto em APRENDER BRINCANDO, o que instiga a novas descobertas e o desenvolvimento dos estudantes na oralidade, na escrita, no domínio de informações novas e curiosidades sobre o mundo das formigas. Esses pequenos insetos, possibilitaram às crianças, encontrar a magia que reside em aprender. E, “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar” (Esopo)

    Sobre a realização de experiências e o que produzem aos sentidos, destaca-se a direção que Larrosa aponta (2002, pág.25-26) “É experiência aquilo que “nos passa”, ou que nos toca, ou que nos acontece, e, ao nos passar, nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto à sua própria transformação”.

  • REFERÊNCIAS 

MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 5ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. 2002.

A importância das formigas em (https://escolakids.uol.com.br> Acessado em 28/-6/2022, 16h30min.

Os formigueiros são verdadeiras “obras de arte”, publicado em (https://escolakids.uol.com.br

Palavras chave:

Scroll to Top