- INTRODUÇÃO
Além de ser uma característica do ser humano, a curiosidade se manifesta desde muito cedo. As crianças apresentam desejo de conhecer e saber das coisas. Nos pequenos se manifesta de várias maneiras, seja nas perguntas, nas brincadeiras, nas experiências, nos erros e acertos. A curiosidade é um processo natural e é importante estimular as crianças a descobrir sempre mais. É um gatilho para o aprendizado. Por esse motivo, a curiosidade infantil deve ser sempre estimulada e não desencorajada. Através das perguntas, as crianças exploram os fenômenos até então desconhecidos por elas e que levam a outras perguntas e novos conhecimentos. Levando em conta tudo isso, surgiu na turma a curiosidade sobre o ovo e seus mistérios, tanto como alimentação como formação de vida.
- METODOLOGIA
O projeto foi realizado com a turma do 1º ano A do Ensino Fundamental de uma Escola do Município de Estrela. A metodologia baseou-se em atividades práticas e lúdicas que despertaram ainda mais interesse por esse e outros assuntos relacionados à alimentação saudável e ao ciclo do ovo/vida. A ação auge do projeto foi a visita técnica à casa dos avós de uma aluna que possuem três galinhas. Nesse momento os alunos puderam tirar suas dúvidas e interagir com os animais. Durante a aplicação do projeto foram realizadas várias atividades de registros: diário da turma, desenhos, tabelas, enquetes com as famílias sobre o consumo de ovos, receitas, lanche coletivo, os mais variados tipos de ovos, seus tamanhos, cores, espessuras, palestra com uma bióloga sobre o assunto em questão e cartazes.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O projeto foi executado conforme a Metodologia de Trabalho e em cada etapa as crianças tiveram a oportunidade de melhorar as suas competências. Foram desenvolvidas as capacidades de observação, expressão oral, motivação, atenção, questionamentos, exposição de dúvidas e interesses. Através de pesquisas, análises, realização de experimentos, troca de ideias e interação com a comunidade escolar foi possível adquirir conhecimento sobre os ovos de galinhas como fonte de alimentação saudável para as pessoas e como forma de vida.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização desse Projeto oportunizou aulas bastante diversificadas despertando nos alunos ainda mais curiosidade e vontade de aprender. O resultado de todo esse trabalho foi visível no rostinho de cada criança e também dos adultos que se envolveram. É imensamente gratificante perceber que uma simples saída de campo pode causar um bem estar imenso, tanto para quem visitou quanto para quem acolheu. Isso tudo pelo aprendizado mútuo, mas também pelas relações de afetividade. O período de cronograma do Projeto não quer dizer que ele irá cessar aqui. Existem ainda várias curiosidades sobre aspectos não contemplados que certamente terão momentos de continuidade durante o ano letivo de 2022.
- REFERÊNCIAS
Vestena, josemar de fátima; silva, jéssica de oliveira ribas; bastos, giséli duarte. Ciências da natureza no ciclo de alfabetização dos anos iniciais: potencialidades didáticas da história infantil ‘um amor de confusão’. Revista areté | revista amazônica de ensino de ciências, [s.l.], v. 11, n. 24, p. 1-17, dez. 2018. Issn 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1269>. Acesso em: 06 jun. 2022.
Vitt, a. Dos s. De, & missirian, g. L. B. (2017). Vivenciando o processo de ensinar ciências. Anais do egrad, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3895
Dilza coco, solange taranto reis infância, literatura infantil e conhecimentos matemáticos sobre grandezas e medidas, baseado no trabalho disponível em http://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/index.