- INTRODUÇÃO
A pesquisa traz o estudo “Organização do Sistema Solar”, abordado pelo 3º Ano B da EMEF Odilo Afonso Thomé. O sistema solar consiste do Sol e de todos os objetos que o orbitam. É de suma importância introduzir os estudantes ao saber científico, tendo em vista o cuidado e conscientização em relação ao Planeta Terra e sua conservação.
- METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi sondagem, verificando o conhecimento prévio dos alunos. Estudou-se o planeta Terra e suas características, seus movimentos de rotação e translação. Construímos uma maquete sobre o dia e a noite. Após, foi introduzido o tema através de história, vídeos explicativos e textos informativos.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram trazidas discussões sobre os movimentos de rotação e translação e, consequentemente, o dia e a noite. Em seguida problematizamos: Onde vivemos? Como é o sistema solar? Quais os planetas que fazem parte de nosso sistema? Porque a Terra é o planeta mais importante para nós? Que lugar ela ocupa no sistema solar? Foi confeccionado um Sistema Solar coletivo e maior, com informações, registros e ilustrações como produto final do projeto.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este trabalho podemos concluir que nosso sistema solar é complexo, que possui uma estrela, o Sol, e vários planetas que giram ao seu redor. Também aprendemos sobre a importância do Sol para nosso planeta e como os movimentos de rotação e translação influenciam na natureza e em nossas vidas.
- REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.