OS IMPACTOS NA SAÚDE DEVIDO AO USO DE AGROTÓXICOS

Alunos:

Djenifer Kauane Lappe Scherer, Jade Tilwitz, Thailiny do Nascimento Blume.

Orientador:

Érica Francieli Vargas Gonçalves

Categoria:

Resumo:

Ao descobrir que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, achamos necessário buscar maneiras de conscientizar as pessoas sobre os riscos desses produtos. Devido a preocupação com o tema, o estudo visa:

  • Conhecer problemas causados pelo alto consumo de agrotóxicos;
  • Compreender como ocorre a intoxicação;
  • Listar doenças e apresentar formas de prevenção;
  • Pesquisar métodos caseiros para substituir o uso do agrotóxico; 
  • Compreender o motivo dos agricultores usarem agrotóxicos.

METODOLOGIA

  • Pesquisa bibliográfica (sites, artigos, revistas online);
  • Questionário com 71 consumidores de alimentos de Estrela (para verificar sobre o conhecimento dos danos causados por agrotóxicos e seus hábitos nas compras).
  • Entrevistas com 09 agricultores da comunidade local (para descobrir quais técnicas de plantio que eles

RESULTADOS E DISCUSSÕES 

  O agrotóxico causa doenças como autismo, depressão, Alzheimer, infertilidade e câncer.  Para se prevenir, os agricultores devem ler a bula com atenção, respeitar o tempo sugerido entre a última aplicação e a colheita e fazer uso do EPI. Para o consumidor é recomendado a busca por produtos orgânicos. Métodos caseiros citado pelos agricultores para substituir o agrotóxico como: repelentes de insetos, armadilhas luminosas, sacos molhados, entre outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Com esta pesquisa percebemos que muitas pessoas ainda utilizam e consomem agrotóxicos de maneira inapropriada. O estudo requer organizar uma palestra com as famílias da nossa escola para aconselhá-las ao uso de alimentos sem agrotóxicos, e apresentar para agricultores  alternativas sustentáveis de plantio, proporcionando assim, alimentos mais sustentáveis e saudáveis aos consumidores.

REFERÊNCIAS 

CARNEIRO, F. F.; RIGOTTO, R. M.; GIRALDO, L.A ; FRIEDRICH, K. ; BURIGO, A.C. (Org.). Um grito contra o silêncio: o Dossiê ABRASCO na luta contra os agrotóxicos, pela Ecologia de Saberes e Agroecologia. Cadernos de Agroecologia, 2020. Disponível em:  https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/5254/2598. Acesso em: 15, jun.2022.

DOZE DOENÇAS QUE PODEM SER CAUSADAS POR AGROTÓXICOS. Casa e Jardim,  2021. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/08/12-doencas-que-podem-ser-causadas-por-agrotoxicos.html.  Acesso em: 10, maio.2022.

PREVENÇÃO. Agrolink, 2011. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/culturas/soja/informacoes/prevencao-_361599.html. Acesso no dia 14 de maio de 2022.

SOUZA, Líria Alves. Produtos orgânicos. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/produtos-organicos.htm#:~:text=Os%20chamados%20produtos%20org%C3%A2nicos%20s%C3%A3o,bebidas%20como%20caf%C3%A9%20e%20vinho. Acesso no dia 14 de maio de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top