PADRÃO DE BELEZA E COMO ELE SE ALTEROU CONFORME O TEMPO

Alunos:

Sonia Luiza Lima Labres e Guilherme Machado

Orientador:

Raissa Bandeira da Luz

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

Neste trabalho é demonstrado o que é padrão de beleza, passando o conhecimento sobre o assunto, explicando como se alterou conforme o tempo e mostrando desde os exemplos mais razoáveis até os exemplos mais absurdos aos olhos da sociedade contemporânea, e para isso, foram trazidos exemplos do padrão da Grécia Antiga, Pé de Lótus (pé de chinesa), e por último a peculiar “tendência” do século XIV de ter uma testa um tanto grande. Também se abordou os perigos dos padrões de beleza (os quais justificam a relevância deste assunto) como bulimia, anorexia e diversas inseguranças sobre o próprio corpo, além disso também mostraremos como o padrão de beleza é mutável e efêmero, afinal ele já alterou tanto e vai mudar mais para frente, o que achamos bonito hoje pode amanhã ser visto como feio. Precisamos refletir sobre  esses padrões, pois sabe-se que é impossível uma pessoa atingir todos os requisitos naturalmente.

  • METODOLOGIA 

Este trabalho teve foco no estudo do Padrão de Beleza ao longo da história até os dias atuais, para isso, foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas. Para a apresentação foram utilizados um cartaz e um vídeo. No cartaz foi exposto todos os pontos da  pesquisa, enfatizando  como o padrão de beleza se alterou com o tempo e de como o padrão de beleza é dispensável. O vídeo foca mais no quão frio o padrão de beleza pode ser,  apontando a diferença entre padrão de beleza e tendência de moda, já que os dois podem ser bem parecidos. 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A questão estudada é sobre exigências estéticas: pessoas minimamente acima do peso, ou com alguma gordura maior e localizada, que pode ser na barriga ou nos braços etc., já são vistas como não saudáveis, e em alguns casos podem ser até ridicularizadas por isso. Se a pessoa tem mais gordura e flacidez nos braços, algo que é natural, é vista como gorda ou até mesmo preguiçosa por não fazer nada para mudar isso, entre outras situações de preconceito. Há outros argumentos para reflexão, como discursos que afirmam a autoaceitação ser uma acomodação para as pessoas não terem interesse em melhorar seus corpos; assim reforçamos os perigos por trás de demasiadas exigências estéticas. 

REFERÊNCIAS 

Pés de Lótus: a história por trás da tradição do pé de chinesa. Blog Hipercultura. Disponível em: <hipercultura.com/a hiatoria-por-traz-da-historia-do-pe-de-chinesa>. Acesso em: jun 2022.

CUNHA, Débora. Padrão de beleza através dos tempos: veja como mudou. Jornal Digital Colaborativo Independente. Disponível em: <https://www.dci.com.br/dci-mais/noticias/padrao-de-beleza/6541/>. Acesso em: jun 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top