- INTRODUÇÃO
Os gatos domésticos são animais vertebrados pertencentes à Família Felidae e à espécie Felis Catus. Supoẽ-se de que os primeiros gatos silvestres se aproximaram dos humanos há cerca de 10.000 anos, durante o plantio intensivo de cereais, que propiciou a atração de roedores (alimento dos gatos silvestres) (ARAGUAIA, 2022). Atualmente mais da metade da população brasileira possui animais domésticos, sendo mais comuns cães e gatos (PETZ, 2020; ARAGUAIA, 2022). Os gatos possuem uma linguagem própria, utilizada para atrair parceiros sexuais, para se comunicar com os próximos ou afugentar outros gatos. Os objetivos deste trabalho foram identificar quando e como ocorre a comunicação entre felinos e seres humanos e listar os benefícios mútuos desta relação harmônica.
- METODOLOGIA
O trabalho envolveu pesquisas bibliográficas em materiais físicos (livros didáticos) e digitais (sites informativos).
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com a domesticação dos felinos conseguimos criar métodos de comunicação com eles. Compreendê-los a partir de miados, expressões corporais e sinais de afeto são resultados da domesticação dos gatos.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a aproximação destes animais com os humanos, podemos perceber que os adotantes dos felinos tiveram uma redução da pressão sanguínea, redução do estresse, ansiedade e depressão.
- REFERÊNCIAS
ARAGUAIA, Mariana. “Gato doméstico (Felis catus)”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/gato.htm. Acesso em 08 de junho de 2022.
PETZ. Vantagens de ter um gato: descubra 7 motivos para ter um bichano por perto!; 2020. Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/adocao/vantagens-de-ter-um-gato/>. Acesso em 08 de junho de 2022.