POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

Alunos:

Arthur Kael da Silva, Arthur Petry Ferrari, Artur Otávio Bezerra, Aymê Flaviélli Saldanha Machado, Bianca Atkinson Borba, Cecília Pinheiro Dambrós, Davi Luis Hunsche Pereira, Djúlia de Azevedo Machado, Guilherme Lagemann, João Davi dos Santos Paz, João Miguel Becker, João Pedro Labres Beppler, João Vitor Porn, Larissa Emanuela Dobler Hass, Luísa Boehm Altenhofen, Manuela Wendt, Maria Emanuelly Santos, Maria Luíza da Siqueira Lenz, Miguel da Silva Kitaiski, Miguel Nascimento Brentano, Milena Kaulfuss, Nicolas Lenz, Nicoli Piassini Imhoff, Octávio Pinto Johann, Rafael Nascimento Brentano, Samuel da Silva Rosa Guimarães e Yasmin Allana Feijó dos Santos.

Orientador:

Daniela Bazanella

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

A turma do 2º ano A, por meio de várias reflexões, questionamentos e muitas curiosidades surgidas em sala de aula sobre diversos assuntos, decidiu pesquisar sobre: “Por que a água do mar é salgada?” Muitas foram as respostas dadas a esta pergunta, dentre elas: “ A água do mar é salgada pois tem sal na areia”; “ A água do mar é salgada porque o sal está nos peixes”. Então, para descobrirmos, “Por que a água do mar é salgada?”, iniciamos nossos estudos entendendo como ocorre a chuva – ciclo da água, o trajeto que a água faz até chegar no mar, para posteriormente entendermos de onde vem o sal e por que a água é salgada.

  • METODOLOGIA

   Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 7 a 8 anos de uma turma de 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Estrela/RS, onde foram realizadas atividades de pesquisa e práticas pedagógicas. Iniciamos fazendo: 

  1. Mapa conceitual; 
  2. Pesquisa nas Internet fazendo o registro escrito e através de um desenho; 
  3. Vídeos; 
  4. Acesso a diferentes fontes de informação (oral e escrita); 
  5. Leitura coletiva de materiais informativos; 
  6. Experimentos feitos com água com sal e sem sal. (Boia ou 

afunda, congelar); 

  1. Pesagem do sal dos oceanos por litro de água que tem – assim como do sal existente no Mar Morto por litro de água; 
  2. Maquete; 
  3. Folder dos benefícios da água do mar para as pessoas.
  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Neste tempo em que o projeto foi desenvolvido vivenciamos muitas coisas, tanto teóricas quanto práticas. Os alunos estavam empolgados a cada descoberta, a cada pesquisa realizada, aos experimentos feitos em parceria com eles. Após utilizarmos todos os recursos disponíveis para nossa pesquisa acerca da pergunta: POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA? descobrimos que a água que vem dos rios, lagos que deságuam nos oceanos, batem e passam pelas e entre as pedras/rochas, se transformam em pequenas partículas formando o sal. 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Para chegarmos a resposta, primeiramente entendemos como ocorre a chuva – o ciclo da água e posteriormente pesquisamos, assistimos vídeos, fizemos experimentos com água sem sal e com sal, pesamos sal observando a diferença que tem da quantidade dos oceanos e do Mar Morto, construímos uma maquete para que de uma forma prática pudéssemos colocar ali o que aprendemos. É sem dúvida, um momento ímpar rico de aprendizagens e de conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas do conhecimento. É fazer da pesquisa algo transformador, é instigar o aluno a pensar, é despertar nele a curiosidade de saber o porquê das coisas, motivando-o e estimulando-o a criar hipóteses daquilo que será estudado, para depois chegar às respostas. Muitos outros questionamentos, curiosidades, o querer saber mais afloraram a partir deste projeto. E a nossa missão, como educadores, é estimular a busca de respostas através da pesquisa, das experiências, sejam elas práticas ou de vida. 

Como nos escreve, Walter Gropius: “ O estímulo é a melhor coisa que a educação pode oferecer, pois conduz o estudante à iniciativa própria.”

  • REFERÊNCIAS 

BEUREN, E.; BALDO, A. Formação cidadã dos alunos da educação básica, na promoção do conhecimento científico nas ciências da natureza, utilizando os recursos da web 2.0. Anais do Ciecitec, 2015. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2015/resumos/comunicacao/872.doc. Acesso em 02 de junho de 2022. 

COELHO, Adelson Nunes, A Importância das Ciências na Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 2017. Diário do Amapá. Disponível em: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/artigos/a-importancia-das-ciencias-na-series-iniciais-do-ensino-fundamental-conclusao/. Acesso em: 05 de junho de 2022. 

Palavras chave:

Scroll to Top