- INTRODUÇÃO
A turma do 2º ano A, por meio de várias reflexões, questionamentos e muitas curiosidades surgidas em sala de aula sobre diversos assuntos, decidiu pesquisar sobre: “Por que a água do mar é salgada?” Muitas foram as respostas dadas a esta pergunta, dentre elas: “ A água do mar é salgada pois tem sal na areia”; “ A água do mar é salgada porque o sal está nos peixes”. Então, para descobrirmos, “Por que a água do mar é salgada?”, iniciamos nossos estudos entendendo como ocorre a chuva – ciclo da água, o trajeto que a água faz até chegar no mar, para posteriormente entendermos de onde vem o sal e por que a água é salgada.
- METODOLOGIA
Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 7 a 8 anos de uma turma de 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Estrela/RS, onde foram realizadas atividades de pesquisa e práticas pedagógicas. Iniciamos fazendo:
- Mapa conceitual;
- Pesquisa nas Internet fazendo o registro escrito e através de um desenho;
- Vídeos;
- Acesso a diferentes fontes de informação (oral e escrita);
- Leitura coletiva de materiais informativos;
- Experimentos feitos com água com sal e sem sal. (Boia ou
afunda, congelar);
- Pesagem do sal dos oceanos por litro de água que tem – assim como do sal existente no Mar Morto por litro de água;
- Maquete;
- Folder dos benefícios da água do mar para as pessoas.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Neste tempo em que o projeto foi desenvolvido vivenciamos muitas coisas, tanto teóricas quanto práticas. Os alunos estavam empolgados a cada descoberta, a cada pesquisa realizada, aos experimentos feitos em parceria com eles. Após utilizarmos todos os recursos disponíveis para nossa pesquisa acerca da pergunta: POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA? descobrimos que a água que vem dos rios, lagos que deságuam nos oceanos, batem e passam pelas e entre as pedras/rochas, se transformam em pequenas partículas formando o sal.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para chegarmos a resposta, primeiramente entendemos como ocorre a chuva – o ciclo da água e posteriormente pesquisamos, assistimos vídeos, fizemos experimentos com água sem sal e com sal, pesamos sal observando a diferença que tem da quantidade dos oceanos e do Mar Morto, construímos uma maquete para que de uma forma prática pudéssemos colocar ali o que aprendemos. É sem dúvida, um momento ímpar rico de aprendizagens e de conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas do conhecimento. É fazer da pesquisa algo transformador, é instigar o aluno a pensar, é despertar nele a curiosidade de saber o porquê das coisas, motivando-o e estimulando-o a criar hipóteses daquilo que será estudado, para depois chegar às respostas. Muitos outros questionamentos, curiosidades, o querer saber mais afloraram a partir deste projeto. E a nossa missão, como educadores, é estimular a busca de respostas através da pesquisa, das experiências, sejam elas práticas ou de vida.
Como nos escreve, Walter Gropius: “ O estímulo é a melhor coisa que a educação pode oferecer, pois conduz o estudante à iniciativa própria.”
- REFERÊNCIAS
BEUREN, E.; BALDO, A. Formação cidadã dos alunos da educação básica, na promoção do conhecimento científico nas ciências da natureza, utilizando os recursos da web 2.0. Anais do Ciecitec, 2015. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2015/resumos/comunicacao/872.doc. Acesso em 02 de junho de 2022.
COELHO, Adelson Nunes, A Importância das Ciências na Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 2017. Diário do Amapá. Disponível em: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/artigos/a-importancia-das-ciencias-na-series-iniciais-do-ensino-fundamental-conclusao/. Acesso em: 05 de junho de 2022.