PRESENTE E FUTURO CONSCIENTE ATRAVÉS DA ENERGIA EÓLICA

Alunos:

Trojack, Anderson1, Winter, Gean Victor2, Ribeiro, Lucas Martimbianco3.

Orientador:

Carboni, Fabiana Stein

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um olhar sobre o nosso planeta, pensando no presente e futuro consciente através da fonte de energia inesgotável produzida através do catavento, denominada energia eólica. Precisamos reconhecer a energia eólica como uma energia para o mundo contemporâneo e para um futuro sustentável.

  • METODOLOGIA

Nesta pesquisa, desenvolvida por alunos do 8º ano de uma escola municipal de Estrela, foi desenvolvida uma breve revisão bibliográfica e o projeto, elaboração e confecção de maquete demonstrativa e explicativa.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

A maquete foi totalmente projetada e construída pelos estudantes que, ao testar seu mecanismo, demonstram como a energia eólica é fonte sustentável na produção de  energia elétrica. 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A  energia eólica é uma possibilidade de energia limpa e inesgotável e o grupo se desafiou a construir um protótipo de catavento com a finalidade de compartilhar com a comunidade escolar os conhecimentos construídos e sensibilizar para a necessidade urgente de uma mudança na matriz energética. O grupo concluiu que não há geração de energia sem impacto ambiental, mas pode afirmar, após as investigações, que a energia eólica é amplamente viável, eficiente e ambientalmente sustentável.


REFERÊNCIAS 

A evolução e o futuro da energia eólica. Acessado em http://patrocinados.estadao.com.br/o-que-o-brasil-quer/energia-sustentavel/a-evolucao-e-o-futuro-da-energia-eolica/

https://escolakids.uol.com.br/geografia/energia-eolica.htm

Países e sua capacidade eólica. Acessado em http://noctula.pt/10-paises-com-maior-capacidade-eolica-do-mundo/ 
Vantagens e desafios da energia eólica. Acessado em https://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/9566-energia-eolica-vantagens-desafios-e-eficiencia-entrevista-especial-com-julio-cesar-passos

Palavras chave:

Scroll to Top