- INTRODUÇÃO
O Redemoinho recebe este nome emprestado do holandês (maelstrom), que em sua origem histórica é algo como “corrente moedora”. O evento instiga a imaginação e já foi descrito na literatura por diversos escritores tanto do terror como de aventura e o fenômeno geralmente era mostrado como algo perigoso. Independente disso, é uma formação nas águas caracterizada por ser circular em funil, apresentado quando uma força da água (circunvizinha) fria se conecta com outra força da água (circunvizinha) quente, formando um choque na água e, como consequência, gerando um funil dentro da água. Além disso, pode ser natural ou não, assim, a ideia para o projeto foi o de replicar o redemoinho na água.
- METODOLOGIA
Para a realização do experimento foi necessário: duas garrafas pet e suas tampas, uma fita adesiva e um objeto pontiagudo para furar as tampas.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
De acordo com um dos vídeos que o grupo assistiu, descobrimos que é possível emular o redemoinho. Então foram feitos dois experimentos, num deles bastava duas garrafas de plástico, duas tampinhas com furos no centro e uma fita isolante e, no outro, um pote de conserva e detergente. Agitando as embalagens verificamos que o fenômeno também ocorria.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
As dificuldades encontradas foram sanadas após várias tentativas em alguns experimentos.
- REFERÊNCIAS
Criar redemoinhos de água dentro de garrafas. UmComo. YouTube. Link disponível em:<https://youtu.be/50TBC36ZAys>. Último acesso em 30/07/2022.
Prandi, Jair. Maior redemoinho do mundo. Gigantes do mundo. 2015. Link disponível em: <https://gigantesdomundo.blogspot.com/2015/03/maior-redemoinho-do-mundo.html>. Último acesso e: 23/06/2022.
Redemoinho. Wikipedia. 2019. Link disponível em: <https://pt.frwiki.wiki/wiki/Maelstrom>. Último acesso em 23/06/2022.
LEGO Piratas do Caribe No Fim do Mundo | #15 O Redemoinho. Raposa Verde. YouTube. Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7-hzNhKvyrk Último acesso em 30/07/2022.