TESTAGEM EM ANIMAIS: QUAL O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ESTRELA TEM CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA E SE PREOCUPA COM O TEMA NA HORA DE ADQUIRIR OU NÃO UM PRODUTO?

Alunos:

Anna Laura L. Vogt, Antônia Luiza P. da Silva e Natinelly Alessandra de O. Matos

Orientador:

Angélica da Costa

Categoria:

Resumo:

  • INTRODUÇÃO

Com a globalização e o facilitamento de acesso à informação percebe-se cada vez mais o gradativo aumento da preferência por produtos cruelty free, ou seja, não testados em animais. Este projeto pretende realizar uma pesquisa acerca do tema, transpassando sua origem e histórico; compreender a existência ou não da necessidade desses métodos nos dias atuais e por fim descobrir qual o percentual da população estrelense que possui conhecimento da existência da testagem em animais e se preocupa com prática na hora de adquirir ou não um produto.

METODOLOGIA

Para a execução deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos e reportagens disponibilizadas na internet e pesquisa quantitativa realizada com uso de formulários on-line respondida por 310 pessoas residentes do município de Estrela.

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Além de entender que atualmente existem novas alternativas para diminuir e acabar de vez com esta prática, descobriu-se que apenas 29,7% dos moradores de Estrela dizem observar, ao realizar uma compra, se o produto é ou não testado em animais.

A idade mostrou-se um fator determinante para o posicionamento contra ou a favor da realização das testagens, já que a pesquisa revelou que quanto mais jovem a população, maior é a oposição ao uso de animais em pesquisas.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Apesar da população estrelense mostrar-se majoritariamente contra a prática (87,4%), em sua grande maioria não praticam atitudes consonantes com o seu posicionamento, já que apenas 27,4% diz observar a questão na hora de realizar uma compra. Talvez o próximo passo seja buscar as razões que os levem a tal prática e encontrar possíveis soluções para uma mudança de conduta.

  • REFERÊNCIAS

HUMANE SOCIETY INTERNACIONAL. Salve O Ralph – Curta com Rodrigo Santoro. Youtube, 16 de abril de 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AjdMtLF0Z6w>. Acesso em: 18 de maio de 2022.

LENHARO, Mariana. No Brasil, 41% da população é contra testes com animais, revela pesquisa. G1, 2014. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/12/no-brasil-41-da-populacao-e-contra-testes-com-animais-revela-

pesquisa.html>. Acesso em: 07 de maio de 2022.

Palavras chave:

Scroll to Top